O lider do seculo xxi

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1493 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O LÍDER DO SÉCULO XXI

Portfólio desenvolvido para o 3º Período do Curso de Ciências Contábeis da Nead – Unifran referente à disciplina Psicologia Organizacional e do Trabalho apresentado à tutora Profa. Elizabeth Esposito Freixes.








Uberlândia
2012

Introdução

Uma das funções primordiais de um gestor diz respeito ao gerenciamento e liderança de pessoas. Esta atividadeenvolve aspectos relacionados a diversas áreas do conhecimento, como competências e atitudes, capacidade de agregar pessoas em torno dos objetivos delineados pelas organizações, sensibilidade para obter cooperação e comprometimento de seus subordinados na consecução daquilo que foi planejado, entre outros.
As habilidades em administrar pessoas são vistas como um conjunto de competências econhecimentos que podem ser inatos, aprendidos, desenvolvidos e aperfeiçoados, tal qual apregoam as teorias que tratam da temática. Porém, esse conjunto deve ser desenvolvido com a apropriação de teorias administrativas que possam favorecer o bom desempenho da gestão.

Conceitos de liderança
São vários os conceitos de liderança, uma vez que liderar é algo muito abrangente. A liderança é um conjunto depráticas que se pode observar. Liderar é a arte de conduzir as pessoas para que façam o que é necessário por livre e espontânea vontade. É conseguir que seus liderados queiram fazer o que precisa ser feito.
Conceitos de liderança segundo alguns teóricos:
“Liderança é a realização de uma meta por meio da direção de colaboradores humanos. O homem que comanda com sucesso seus colaboradores paraalcançar finalidades específicas é um líder. Um grande líder é aquele que tem essa capacidade dia após dia, ano após ano, numa grande variedade de situações” (Prentice, W.H.C.).
“Liderança é a atividade de influenciar pessoas fazendo-as empenhar-se voluntariamente em objetivos de grupo” (George R. Terry).

“A liderança, é quase só inteligência emocional, principalmente quando se trata dediscernir o que fazem os gerentes e o que fazem os líderes, em coisas como assumir uma posição, saber o que é importante para si e perseguir suas metas em parceria com outras pessoas” (D.Goleman).
“Liderança é essencialmente o processo de ajudar a mudar alguns aspectos fundamentais para aproveitar as condições mutantes da economia e do mercado. Como processo, a administração geralmente é associadaa coisas como planejar, elaborar orçamentos, organizar, contratar funcionários, controlar e resolver problemas” (Kotler).

A liderança vista como processo, geralmente é associada à determinação da direção na qual a organização deve caminhar, à criação de uma visão de futuro, à capacidade de persuadir funcionários e outras pessoas importantes a aceitar ideias novas e programa-las, assim comocriar estratégias, fazer com que as pessoas estejam dispostas a seguir, motivar e inspirar as pessoas para que a visão se torne realidade apesar de todos os obstáculos. Também é associada à transferência de poder, para que as pessoas façam com que as coisas aconteçam, comunicando o valor e o potencial delas com tanta clareza que elas passam a ver isso em si mesma e, segundo dizem, a liderança écomo a beleza: difícil de definir, mas fácil de reconhecer.
A liderança é concebida como sendo um dos papéis essenciais na vida profissional dos administradores em uma situação de mútua dependência entre líder e liderados, pois o líder precisa dos liderados para realizar metas e vice-versa. Ou seja, a liderança torna-se um dos recursos fundamentais para que a empresa consiga atingir seus objetivosde forma satisfatória, uma vez que esse processo permite conduzir as atividades, fazer planejamentos, monitorar acontecimentos, identificar problemas e influenciar o comportamento das pessoas. Assim, liderança e colaboração, dentro da organização, são mutuamente recíprocas e dependentes, garantindo, quando aliadas de forma satisfatória, o bom rendimento da empresa, a tomada e cumprimento das...
tracking img