O leviatã

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1611 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O Leviatã – Capítulos XLIV a XLVII

CAPÍTULO XLIV
Das trevas espirituais resultantes de má interpretação das Escrituras

A quarta parte do livro nada mais é que uma crítica profunda às Sagradas Escrituras, a partir de falhas que elas apresentam. Além dos poderes soberanos dos homens e divinos, há ainda os poderes malignos (do reino das trevas). Satanás é chamado príncipe do poder do are as pessoas que estão sob seu domínio são chamados filhos das trevas. O reino das trevas é uma confederação de impostores, que se utilizam de doutrinas errôneas para despreparar os fiéis e descrentes para a vinda do Reino de Deus. Ninguém é capaz de conceber um grau maior de luz do Evangelho do que aquele que já chegou. Com os desastres ocorridos pelo caminho, os homens descobrem as própriastrevas.
O demônio consegue implantar-se quando as pessoas não conhecem as Escrituras, pois ‘apagam’ as luzes das Escrituras da religião e misturam a estas a demonologia (doutrinas dos demônios) e falsos conceitos, com o intuito de confundir a cabeça dos que não se aprofundam na religião.
As escrituras apresentam três erros principais: o primeiro deles é que há alguns homens que estãoisentos dos tributos e dos tribunais do Estado civil. O segundo é transformar a consagração em conjuração. Consagrar nas Escrituras é dar ou dedicar um homem a Deus (santificá-lo) para ser usado apenas por aqueles a quem Deus nomeou para serem seus ministros públicos e, portanto mudar o uso, de profano e comum a sagrado, o que nada mais é que pura conjuração ou encantação, pois querem que os homensacreditem numa alteração da natureza que não existe. O terceiro erro é mal interpretar as palavras ‘vida eterna’, ‘morte eterna’ e ‘segunda morte’. Vida eterna é para todos, pois há muito tempo conceituou-se alma (que é a parte imortal do ser humano), portanto as pessoas boas e as más gozarão da vida eterna, sem qualquer morte, muito menos a segunda e eterna morte. Segunda e eterna morte seentende por segunda e eterna vida, mas em tormentos.
O principal erro das Escrituras é tentar provar que o Reino de Deus é a Igreja. O reino de Deus é único, desde a época de Moisés, porém, com a promessa de que haverá uma segunda vinda de Deus, enquanto esta não acontece, todos estão submetidos aos reis civis; exceto os cristãos, que já estão no reino da Graça.
O povo era obrigado a pagarum tributo ao Estado e outro ao clero. No poder civil, a Igreja romana não obriga que todos os habitantes sigam a mesma religião, permitindo a liberdade de profissões de fé desde que não ofendam o poder civil; porém, um cristão estrangeiro não pode professar a fé do seu próprio país.
Hobbes mostra que alguns dos ritos durante as celebrações mais comuns servem apenas para encantar, seduziro ouvinte, por exemplo: durante a consagração, o padre diz ‘Este é o meu corpo, Este é o meu sangue’, porém o que está sendo ali consagrado é um simples pedaço de pão e um cálice de vinho, não verdadeiramente o corpo e o sangue de Cristo. Assim como durante a celebração do batismo, em que o padre assopra o rosto da criança, dizendo ser para afastar os poderes do demônio de perto da criança epermitir a entrada do Espírito Santo, dando a entender que todas as crianças são demoníacas até receberem o sopro.
O Novo Testamento diz que todo homem poderá ser jogado de corpo e alma no fogo do inferno é a porta de entrada para as doutrinas tenebrosas, como a do Purgatório, fantasmas passeando em locais sagrados, etc. além da doutrina das indulgências.

CAPÍTULO XLV
Da demonologia, eoutros vestígios da religião dos gentios

A demonologia (ou doutrina dos diabos) teve origem com os gregos, ao difundirem sua língua pela Ásia, Egito e Itália. O culto às imagens se dá de duas formas: a civil e a divina. Culto civil é aquele que é oferecido a quem se considera apenas como homem, como rei e como homem de autoridade; já o culto prestado àquilo que pensa-se ser Deus é o culto divino....
tracking img