O leviatã

Páginas: 38 (9446 palavras) Publicado: 20 de novembro de 2011
UFMT – Universidade Federal de Mato Grosso
Instituto de Ciências Humanas e Sociais
Departamento de Filosofia

RELATORIO PARA APRESENTAÇÃO DO SEMINÁRIO

CAPITULOS IX, XI E XIII – DA OBRA LEVIATÃ DE THOMAS HOBBES.

1) APRESENTAÇÃO DO GRUPO.

2) CONTEXTO DA OBRA.

3) FILOSOFOS IMPORTANTES DO XVII.

4) BIOGRAFIA DO AUTOR.

5) SOBRE O LEVIATÃ.

6) LEVIATÃ SEGUNDO ABIBLIA.

7) PRINCIPAIS OBRAS DE HOBBES.

8) LEI NATURAL DE HOBBES.

9) CONTEMPORANEIDADE.

10) CAPITULO IX = DOS OBJETOS DO CONHECIMENTO.

11) CAPITULO XI = DOS COSTUMES.

12) CAPITULO XIII = DA FELICIDADE E DA MISÉRIA.

UFMT – Universidade Federal de Mato Grosso
Instituto de Ciências Humanas e Sociais
Departamento de Filosofia

TRABALHO DE FILOSOFIA

SEMINARIOV

THOMAS HOBBES LIVRO “O LEVIATÔ

CAPITULOS IX, XI, X

PROFESSORA MARIA CRISTINA THEOBALDO

Grupo: Adilson Monteiro

Wagner Pereira

Edson Sobrinho

Benedita Rosarinha

Referencias:

www.conteudo@algosobre.com.br

http://www.consciencia.org/hobbesjune.shtml

Wikipédia, a enciclopédia livre. Thomas Hobbes

Curso de Teoria PolíticaModerna da Universidade de Brasília http://www.arcos.org.br/cursos/teoria-politica-moderna/thomas-hobbes

HOBBES, Thomas. Vom Menschen – Vom Bürger. Hamburg, 1966.
Leviathan. Frankfurt/M., 1976.
Naturrecht und allgemeines Staatsrecht in den Anfangsgründen. Darmstadt, 1976a.

Contexto

Nascido em 1588 na Inglaterra dos Tudors, Thomas Hobbes foi influenciado pela reforma anglicana que ocorreracinco décadas antes. A cisão com a Igreja Católica fez com que a Espanha interviesse nos assuntos ingleses enviando a Invencível Armada (“Grande y Felicíssima Armada”) fato que mais tarde seria relatado por Hobbes em sua autobiografia e terá grandes influências sobre sua obra.

O século XVII foi de grande importância para a Inglaterra, pois marca o começo do expansionismo colonialista ultramarinoinglês, com a fundação de Jamestown, a primeira colônia inglesa nas Américas, em 1607.

É também no século XVII que são lançadas as bases do capitalismo industrial na Inglaterra com a Revolução Gloriosa já na década de 80 do século XVII. É durante esse período que a Marinha Inglesa irá se consolidar como a maior e mais bem equipada marinha do mundo, só perdendo a posição para os EUA no pós-2ªGuerra Mundial. A poderosa marinha irá contribuir para o acúmulo de capitais que irá financiar o expansionismo colonial e, mais tarde, industrial inglês.

O século XVII na Europa continental é o marco do absolutismo monárquico, tendo seu expoente máximo o Rei Luiz XIV sob influência da Contrarreforma (representado na Inglaterra pela revolução anglicana). A filosofia do barroco se baseava nodualismo existente entre o hedonismo e o medo do pecado ou fervor religioso – enquanto que a busca pelo essencialmente humano já havia começado no Renascimento; havia o receio do divino sobrenatural que poderia punir o terreno e transitório.

Quando Hobbes tinha 30 anos e já havia visitado a Europa continental pela primeira vez, uma revolta na Boemia daria início à Guerra dos Trinta Anos, fato queirá reforçar para Hobbes a sua própria visão pessimista acerca da natureza humana destrutiva. Apenas 12 anos após o início da guerra no continente europeu, disputas políticas entre o Parlamento e o Rei inglês dão início a uma guerra civil na Inglaterra que perdurará por 10 anos.

A publicação do “De Corpore” ( DO CORPO POLITICO), em 1665, irá resultar em uma polêmica com os principais membros daRoyal Society, que criticaram suas contribuições para a matemática bem como as posições ateístas defendidas por Hobbes. Na Inglaterra, o "anti-Hobbismo" atingiu um pico em 1666 quando seus livros foram queimados na sua alma mater., a Universidade de Oxford.

Hobbes manteve-se um escritor extremamente produtivo na velhice, mesmo sendo prejudicado pela oposição generalizada de seu trabalho. Viveu...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • leviatã
  • Leviata
  • O leviatã
  • O leviatã
  • leviata
  • O Leviata
  • O leviatã
  • leviata

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!