O leviatã

Páginas: 5 (1216 palavras) Publicado: 10 de novembro de 2011
PSICOLOGIA JURÍDICA NO BRASIL

Não há nenhum acontecimento na história que possa delimitar ao certo o inicio da Psicologia Jurídica no Brasil. Para que se possa discutir a aproximação da Psicologia com a área de Direito o artigo apresenta os principais campos de atuação do psicólogo jurídico, dividindo as tarefas desempenhadas em cada setor.
Foi em 1960 que vagarosamente a atuação depsicólogos brasileiros na área da Psicologia Jurídica começa a ser reconhecida, muitas vezes por trabalhos voluntários.
Os primeiros trabalhos chamavam os psicólogos a área criminal onde se buscava entender mentes adultas e criminosas e jovens com sinais de rebeldia. O trabalho do
psicólogo é inserido no sistema penitenciário a pelo menos 40 anos. Porém foi somente em 1984 que os psicólogos passaram aser reconhecidos dentro das penitenciarias através da Lei de Execução Penal (Lei Federal nº 7.210/84).
Se formos a mais antigamente, antes ainda do século XX, já podemos perceber que a curiosidade pela mente de um criminoso ou de um doente mental delinqüente. Curiosidade que vem desde a Idade média, onde os considerados “loucos” tinham liberdade, mas não havia tanto acesso médico. Por volta doséculo XVI, começaram a criar por toda Europa hospitais de internação dessas pessoas consideradas “loucas”, como uma forma de excluí-las da sociedade, para que se evitasse a desordem social, e a desmoralização social. Na França em XVII, Pinel, fez uma revolução buscando a liberdade de doentes mentais, os amparando com assistência médica.
Depois deste “empurrão” de Pinel, psicólogos se juntaram apsiquiatras para realizarem exames psicológicos em instituições de Justiça Juvenil. Com esses exames, e pesquisas, a Psicanálise, passou-se a entende melhor a doença mental e esta passou a ser vista de outra forma. Os considerados doentes mentais, eram classificados em categorias de maior ou menor severidade segundo o psicodiagnóstico. Assim diagnosticado aqueles com menor grau de severidade eramatendidos pelos psicólogos que buscavam compreender a personalidade destes pacientes. Já os considerados com grau mais severos eram encaminhados aos psiquiatras. Entre estudos comparativos entre estudos psiquiátricos e psicológicos, os psicológicos tiveram melhor resultado. Na primeira metade do século XX a psicologia foi reconhecida e voltada para avaliações em busca de identificar o problemapelos diagnósticos. Participando de processos judiciais fizeram se pesquisas experimentais, estudando e analisando fatos delitivos, falsos testemunhos, entre outras coisas que se foi conhecida como Psicologia do Testemunho.
Hoje, o psicólogo é dotado de diversas estratégias para encontrar soluções para os problemas através da avaliação psicológica.
A atuação e avaliação de um psicólogo nãoocorrem somente na área criminal, hoje usa se a presença destes profissionais também no Direito Civil e também no Direito da Infância e Juventude, tendo inicio neste a partir do Juizado de menores. Sendo função do psicólogo, área pericial, acompanhamento da criança ou adolescente, com aplicação das medidas necessárias como as sócio-educativas. Com isso o número de profissionais na área cresceu eminstituições judiciais. Assim geraram concursos para legalizar o cargo. Em outubro de 1997 foi criado o Núcleo de Atendimento á Família (NAF) com o objetivo de oferecer ajuda e auxílio a famílias com dificuldades e conflitos, os auxiliando a como resolver e ter controle sobre as situações do cotidiano.
Considerando os fatos, percebe-se a evolução e aproximação da Psicologia e Direito no que envolvea busca pelo entendimento do que causa os conflitos, crimes, ou pelo mal comportamento infantil e juvenil. As áreas em que o trabalho e a avaliação psicológica se inserem são cada vez mais amplas.
A conexão entre Direito e Psicologia nasce da necessidade e entender o comportamento humano diante de certas situações, adotando medidas sócio-educativas, e apoio a crianças e adolescentes, com...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • leviatã
  • Leviata
  • O leviatã
  • O leviatã
  • leviata
  • O Leviata
  • O leviatã
  • leviata

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!