O LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR

2384 palavras 10 páginas
O LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA

Resumo:

O presente trabalho aborda algumas experiências vivenciadas por duas turmas de Licenciatura em Matemática do IFPB, Campus Campina Grande, na disciplina Prática de Laboratório de Ensino de Matemática. Tal trabalho aborda a importância desta disciplina na formação inicial, permitindo que o licenciando possa levar para sua sala de aula outro olhar sobre o processo de ensino-aprendizagem em Matemática, onde identificamos momentos em que as atividades propostas durante o curso tinham por objetivo explorar aspectos teóricos e práticos da disciplina, no qual muitos dos alunos não estavam habituados. Neste trabalho apresentamos um resumo de quatro projetos desenvolvidos pelos alunos: Policubos, poliminós e outros bichos; A área do círculo.

Palavras-chave: Laboratório de Ensino de Matemática; Projetos didáticos; Processo de ensino-aprendizagem.
1. Introdução
O presente trabalho é fruto das atividades desenvolvidas pelas turmas 2012.1 e 2012.2 na disciplina de Prática de Laboratório de Matemática II do Curso de Licenciatura em Matemática do IFPB1 onde apresentamos um recorte daquilo que foi produzido por duas turmas desta disciplina.
Durante as aulas tivemos a oportunidade de estudar trabalhos acadêmicos de vários autores sobre o tema do Laboratório de Ensino de Matemática (LEM) e em seguida, desenvolvemos uma série de atividades práticas na forma de oficinas de produção de materiais e de atividades que exploravam a utilização de recursos didáticos de manipulação na sala de aula de Matemática, o processo de resolução de problemas e de investigação, enfatizando que mesmo partindo de um aspecto mais concreto ou prático, os alunos sejam capazes de perceber padrões e formas que levem a abstrair e generalizar conceitos envolvendo muitas das atividades. .
Tendo como um de seus objetivos, fazer com que o licenciando em Matemática pudesse vivenciar durante seu período de

Relacionados