O lúdico

O lúdico no ensino de língua estrangeira

A cultura age no indivíduo como um processo de interação de significados compartidos nas instituições simbólicas tendo a língua como parte dessesistema cultural possuidora de técnicas de comunicação e estruturas lingüísticas que fazem parte do conhecimento social transmitido e herdado através de processos de socialização lingüísticos.Através de estudos realizados com a língua falada por um determinado grupo de falantes, torna-se possível um mapeamento da cultura e das formas de vida dos mesmos. É por meio das atitudes, docomportamento dos indivíduos, da maneira de viver no mundo, e também dos usos e costumes, que em primeiro lugar lê-se a cultura de um povo, fato que contribui para o desenvolvimento das técnicas e doprocesso científico. O aspecto prático e material da cultura torna-se fruto do pragmatismo e da inteligência de um povo.
A linguagem não está somente relacionada com a competência lingüística, mastambém com a extralingüística, já que se aproxima dos saberes, das idéias, das crenças que envolvem as coisas influindo e determinando, por sua vez, sobre a expressão lingüística.
Osprocessos interlocutivos se dão devido às formações sociais passarem por múltiplas e complexas instituições com diferentes instâncias sociais, por isso o estudo e o ensino de uma língua não podem seralheios às mesmas.
O processo de ensino das línguas não só está relacionado com a psicologia. Apesar de limites impostos pelo caráter complexo e específico característicos desse processo,a Lingüística mesmo com dificuldades de pôr em prática suas preciosas contribuições com seus limites também apresenta grande importância no mesmo. Essa conexão é resultado de uma evoluçãoirreversível.
A língua é como um aparelho de comunicação entre indivíduos de uma mesma comunidade lingüística, pois facilita essa necessidade. A utilização da linguagem interessa todo o comportamento do...