O lúdico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1592 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O lúdico no ensino de língua estrangeira

A cultura age no indivíduo como um processo de interação de significados compartidos nas instituições simbólicas tendo a língua como parte desse sistema cultural possuidora de técnicas de comunicação e estruturas lingüísticas que fazem parte do conhecimento social transmitido e herdado através de processos de socialização lingüísticos.Através de estudos realizados com a língua falada por um determinado grupo de falantes, torna-se possível um mapeamento da cultura e das formas de vida dos mesmos. É por meio das atitudes, do comportamento dos indivíduos, da maneira de viver no mundo, e também dos usos e costumes, que em primeiro lugar lê-se a cultura de um povo, fato que contribui para o desenvolvimento das técnicas e doprocesso científico. O aspecto prático e material da cultura torna-se fruto do pragmatismo e da inteligência de um povo.
A linguagem não está somente relacionada com a competência lingüística, mas também com a extralingüística, já que se aproxima dos saberes, das idéias, das crenças que envolvem as coisas influindo e determinando, por sua vez, sobre a expressão lingüística.
Osprocessos interlocutivos se dão devido às formações sociais passarem por múltiplas e complexas instituições com diferentes instâncias sociais, por isso o estudo e o ensino de uma língua não podem ser alheios às mesmas.
O processo de ensino das línguas não só está relacionado com a psicologia. Apesar de limites impostos pelo caráter complexo e específico característicos desse processo,a Lingüística mesmo com dificuldades de pôr em prática suas preciosas contribuições com seus limites também apresenta grande importância no mesmo. Essa conexão é resultado de uma evolução irreversível.
A língua é como um aparelho de comunicação entre indivíduos de uma mesma comunidade lingüística, pois facilita essa necessidade. A utilização da linguagem interessa todo o comportamento doindivíduo e o caráter independente e arbitrário de cada sistema lingüístico que já é, em si, o reflexo de uma cultura.
Ao se tratar de sistemas que se relacionam com o homem, está-se referindo a um sujeito que age e raciocina sobre o mundo. Sendo assim, a saída para um sistema adaptativo e funcionalmente eficiente nas interações humanas deve ser buscada na integração da emoção. Um outro fatorfundamental à aprendizagem é a motivação. A motivação é a razão da ação. É esta que impulsiona as necessidades, interesses, desejos e atitudes particulares dos sujeitos.
Encontrar meios mais eficazes que possam assegurar a todos os alunos condições para o bom desempenho escolar é a preocupação dos que questionam sobre o processo ensino / aprendizagem. O professor passa a questionar a buscade novas formas criativas de ensino direcionado aos alunos com dificuldades na aprendizagem
O profissional de ensino adota uma função, ao mesmo tempo técnica e relacional, tendo em vista o cotidiano de seus alunos e ajustando às necessidades de cada um. Para Guzzo (1987), são elementos básicos no processo de ensino / aprendizagem a capacidade geral do aluno para aprender e a maneira comoele aprende. Faz-se necessário que o professor saiba identificar as necessidades especiais de seus alunos, considerando o cotidiano do seu meio social. As estratégias de ensino, bem como os recursos pedagógicos são instrumentos fundamentais do professor junto à eficiência de sua atuação.
Nesse sentido, o existencial e o elaborado se integram. O existencial ganha nova dimensão ao serreelaborado em nível crítico, seja ele científico ou filosófico. A aprendizagem tem uma continuidade com o anterior, mas também deve possuir uma ruptura, porque é algo novo.
A utilização de recursos criativos no processo de aprendizagem além de possuir uma relevância no apoio as soluções de problemas da vida diária, ainda ajuda para o desenvolvimento do indivíduo na saúde mental.
Este...
tracking img