O lúdico na educação infantil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2125 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O Lúdico na Educação Infantil
História Infantil na Educação Infantil
INTRODUÇÃO
“Quem sabe ouvir não é apenas
popular em toda parte; depois
de um tempo também aprende
muitas coisas.”
A Educação Infantil vêm ganhando um destaque muito importante em questão de cuidar e educar. Como educadora estou aprendendo a lidar com certas situações que antes pensava não ser tão relevantes, como no casodas histórias infantis.
Ao escolher este tema “Histórias Infantis”, seria desafiante o conto e o reconto de vermelho, Os Três porquinhos, A Bela e a Fera, etc. Estes clássicos fará com que eu possibilite às crianças novas oportunidades de conhecer histórias tradicionais que tem um brilho de magia e aventura.
Atualmente estou trabalhando com a turma de 2 a 3 anos, na quantia de 10 crianças epercebo que elas me disponibilizará muitas fontes de saberes na hora do reconto das histórias. Isso eu sei que vai acontecer porque já conheço essa turminha de muitos meses anteriores. Por um lado também sei que vai ser bem desafiante, quer dizer, difícil de praticar, pois, nesta turma de 10 crianças, tenho 4 que não sabem falar ( com isso torna difícil a participação deles dentro do grupo, por quecomo eles não sabem falar, as outras crianças se sobressaem por participar ativamente na hora do reconto e dramatizações.
Em cumprimento as exigências do Proinfantil – Programa de Formação Inicial para Professores em Exercício na Educação Infantil, o meu projeto de estudo terá no primeiro momento 5 dias consecutivos de histórias infantis, onde trabalharei reconto e dramatizações. Separei 5 livrosde história clássica que penso que terá melhor resultado com as minhas crianças que são:
· A Bela e a Fera - História em fantoche (palito de picolé)
· Os Três Porquinhos - Dramatizações
· Chapeuzinho Vermelho - Dramatizações
· João e Maria - História sequenciada
· João e o Pé de feijão - Livro ilustrado (plantação de feijão)
Estes livros estão bem condizentes à realidade tanto da crechequanto das crianças, pois são histórias clássicas que já se baseiam no repertório delas.
Pier Paolo Pasolini (1990, p.131), no seu livro “Jovens Infelizes”, disse o seguinte: “Eu, quando falo com você, posso até esquecer, ou querer esquecer, o que me foi ensinado com as palavras. Mas não posso jamais esquecer o que me foi ensinado com as coisas”.
É bem por aí: Viver intensamente aquilo que estamosvendo, ouvindo de forma a nos entregarmos à experiência, deixarmos que a emoção, a memória, a atenção e a desatenção, a tensão e a desatenção possam apossar-se de nós e fazermos com que a experiência se aprimore e se expanda o imaginário de cada um, proporcionando o que chamamos de experiência Real/Imaginário.
Ao contar história em forma de dramatização, fantoches, conseguimos perceber os olhosbrilhantes, a fascinação pelo imaginário que minhas crianças demostram. Por isso é tão importante que ofereçamos às crianças oportunidades para expressarem livremente, expondo as produções infantis nos espaços da instituição.
Como diz Piaget (1976, p.31), “ Todas as crianças têm condições de se expressar através das linguagens visuais, cada um do seu jeito, com seu próprio ritmo, deixando suaspróprias marcas e, por isso, devem ter suas produções respeitadas e valorizadas”.
OBJETIVOS
Expressar sentimentos e emoções através de atividades prazerosas ( livro infantil, fantoche, teatro...), criando momentos de interação entre crianças e funcionários, trazendo a literatura infantil como cenário de conto e reconto, de forma viva e envolvente para que as crianças possam se habituarem acerca deliteratura infantil.
CONCLUSÃO
“ A literatura infantil assegura o status
de produção artística qundo se vincula
ao interesse e à realidade do pequeno
leitor.”
Aguiar et al
Pensar em conto e reconto de história, é pensar em arte, porque a literatura é arte, e ela não pode e nem deve ser utilizada “para ensinar a ler”, com objetivos pedagógicos ou moralizantes. A literatura infantil precisa...
tracking img