O lúdico na aprendizagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2295 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Ludicidade e Aprendizagem
Playfulness and Learning
A Influência do Brincar no Desenvolvimento Infantil
Rosymeiry santos nunes
Resumo:
Esse artigo visa enfocar a ludicidade de forma mais específica na educação infantil. O seu objetivo principal é enfatizar as atividades lúdicas e a sua importância para o desenvolvimento das habilidades psicomotoras,sócio-afetivas e intelectuais da criança, assim como sua relevância na prática pedagógica do professor. Tendo como base teórica os estudos de autores importantes como Piaget, Vygotsky que apresentam estudos importantes sobre essa temática. Esse trabalho tem como característica principal favorecer uma leitura informativa sobre a utilização dos jogos e brincadeiras e asua eficácia para o desenvolvimento da aprendizagem infantil.
Palavras chave: Brincar, Criança, lúdico

Abstract:
This article aims to focus on more specific playfulness in early childhood education. Its main objective is to emphasize the recreational activities and its importance for the development of psychomotor skills, social-emotional andintellectual child, as well as its relevance in the teacher's pedagogic practice. Based on theoretical studies of major authors such as Piaget, Vygotsky presenting important studies on this subject. This work has as main feature a favor informative lecture on the use of games and play and its effectiveness for the development of early learning.

Keywords: Playing,Children, playful

Introdução
Estudos indicam a importância do lúdico como ferramenta indispensável para o desenvolvimento infantil em todos os aspectos: Físicos, psíquico e social. A finalidade do presente artigo é mostrar como o lúdico pode contribuir para o desenvolvimento infantil e estimular o professor a introduzi-lo em sua prática pedagógica comoimportante aliado para o desenvolvimento integral do seu aluno, assim como seus benefícios na construção de uma aprendizagem significativa.
Diante destas propostas o artigo aborda também as contribuições do lúdico para a educação a partir de algumas idéias das teorias psicológicas de dois importantes estudiosos: Piaget e Vygotsky. Por fim, este trabalho pretendeapresentar as influências e vantagens que os jogos e brincadeiras proporcionam para que o desenvolvimento infantil ocorra de maneira adequada.

A importância do brincar
É de conhecimento de todos que a brincadeira é própria do universo infantil, por meio da brincadeira a criança compreende o mundo ao seu redor, porém o que muitos desconhecem é que no ato debrincar a criança aprende. Foi-se o tempo em que a brincadeira era considerada apenas passatempo ou recreação. Hoje com base em estudos de grandes teóricos como Piaget e Vigotsky a brincadeira virou coisa séria, portanto, essencial para o desenvolvimento das habilidades psicomotoras, sócio-afetivas e intelectuais da criança. Segundo Winnicott (1975, p.78)

Ojogo é a melhor maneira da criança comunicar-se ou seja, um instrumento que ela possui para relacionar-se com outras crianças. Jogando, a criança aprende sobre o mundo que a cerca e tem a oportunidade de procurar a melhor forma de integrar-se a esse mundo que já encontra pronto ao nascer
Diante disto pode-se perceber que as atividades lúdicas colaboram para quecriança seja estimulada e aprenda com prazer e alegria. É de suma importância à utilização das brincadeiras e dos jogos no processo pedagógico, pois os conteúdos podem ser trabalhados por intermédio de atividades lúdicas contribuindo, dessa forma, para o crescimento integral da criança além de tornar a aprendizagem muito mais significativa. De acordo com o...
tracking img