O lúdico como meio de aprendizagem no ensino fundamental nos anos iniciais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 28 (6954 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O LÚDICO COMO MEIO DE APRENDIZAGEM NO ENSINO FUNDAMENTAL NOS ANOS INICIAIS


Angela Cristina Oliveira Machado
ProfªLuz Mary Padilha Dias
Centro Universitário Leonardo da Vinci – Uniasselvi
Licenciatura em Pedagogia (PED 9041) Trabalho de Graduação
17/12/2011



RESUMO

O lúdico como meio de aprendizagem atualmente veem ocupando um espaço de grande importância no cotidiano escolar,uma vez que os jogos e brincadeiras são excelentes instrumentos de mediação entre o prazer e a aprendizagem. O lúdico propicia a criança muitos benefícios, criatividade, prazer, desenvolvimento da linguagem, da coordenação motora, além de ser algo inerente à vida da criança. A ludicidade precisa ser vista como algo imprescindível à necessidade do ser humano que facilita os processos de socialização,comunicação, expressão e contribuição do conhecimento. Pretende-se mostrar neste artigo que a união entre ludicidade e aprendizagem pode trazer relevantes contribuições para a construção do saber da criança, e que o professor, ao lançar mão do lúdico, não está abandonando a seriedade e a importância dos conteúdos, e sim desenvolvendo conhecimentos por meio da percepção, imaginação e fantasia doaluno, contribuindo para o desenvolvimento integral do educando.

Palavras-chave: Lúdico. Aprendizagem. Ensino Fundamental.

 1INTRODUÇÃO 
Este artigo aborda a importância do lúdico como meio de aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental, uma vez que os jogos e brincadeiras são excelentes instrumentos de mediação entre o prazer e a aprendizagem, já que o lúdico é eminentementecultural. Analisa também a forma como os professores desenvolvem as atividades lúdicas. Ao enfocar este tema faz necessário realizar as seguintes reflexões: o que é jogo? Que relações pode o jogo estabelecer com a Educação? Qual é o papel da atividade lúdica na aprendizagem e no desenvolvimento humano? Como o jogo entra no planejamento da aula? Quais são as ações e comportamentos dos educandos aojogarem? Como formar o educador que brinca? E a partir das respostas destes questionamentos confrontar ideias e referenciais teóricos de autores que enfatizam a importância do lúdico. Partindo da ideia que as atividades lúdicas fazem parte da vida da criança, pois elas vivem em um mundo de fantasias, de encantamento, de alegria, de sonhos, onde a realidade e o faz de conta se confundem. Bem como,mostrar que o lúdico pode contribuir de forma significativa para o desenvolvimento do ser humano, auxiliando não só na aprendizagem, mas também no desenvolvimento social, pessoal e cultural, facilitando o processo de socialização, comunicação, expressão e construção do pensamento. 


2 O LÚDICO NA APRENDIZAGEM 
O lúdico tem sua origem na palavra ludus que quer dizer jogo, a palavraevoluiu levando em consideração as pesquisas em psicomotricidade, de modo que deixou de ser considerado apenas o sentido de jogo. O lúdico faz parte da atividade humana e caracteriza-se por ser espontâneo funcional e satisfatório. Na atividade lúdica não importa somente o resultado, mas a ação, o movimento vivenciado. Sendo que o lúdico acontece a partir do brinquedo, brincadeiras e jogos, pois é omomento que a criança entra no seu mundo da imaginação. A atividade lúdica proporciona prazer e divertimento e enriquece conhecimentos.
Segundo Rubem Alves (1987, p.89), “o lúdico privilegia a criatividade e a imaginação, por sua própria ligação com os fundamentos do prazer. Não comporta regras preestabelecidas, nem velhos caminhos já trilhados, abre novos caminhos, vislumbrando outrospossíveis.”. 
O lúdico permite que a criança tenha um desempenho frequente na sua educação, auxilia a criança no seu comportamento, desempenha papéis sociais (papai e mamãe) nas suas representações, desenvolve a imaginação, a criatividade e a capacidade motora de raciocínio.  
A ludicidade, no ambiente escolar, contribui de forma significativa para a interação aluno-aluno, aluno-professor...
tracking img