O kitsch artístico na campanha da kitchenaid

4087 palavras 17 páginas
O Kitsch artístico na campanha da KitchenAid

Resumo O presente artigo apresenta um estudo acerca do Kitsch e da intertextualidade dos padrões estéticos da Pop Art, Arte Moderna, Modernismo Brasileiro, Art Decó e Surrealismo presentes na campanha das batedeiras kitchenaid, veiculada no Brasil entre Abril 2011 e Abril de 2012, nas revistas Luxo, Claudia Luxo, Vogue, Casa Vogue, GQ, Roob Report e Wish Casa. Observaremos quanto valioso pode ser o uso do Kitsch para a Publicidade e Propaganda.

Palavras-chave: Kitsch; publicidade e propaganda; KitchenAid, Intertextualidade.

1 INTRODUÇÃO

O anúncio publicitário tem o papel de persuadir, influenciar o consumidor no seu processo de compra e para isso necessita chamar a sua atenção, e fazer com que eles compreendam as qualidades que o produto ou serviço tem a oferecer, que lembrem e almejem a marca anunciada.

Na criação de um anúncio é necessário usar a criatividade, inovação e transmitir o diferencial da marca em relação aos seus concorrentes. Para alcançar este objetivo, o departamento de criação das agências de publicidade usa de todos os artifícios que lhe são disponíveis para chegar a um conceito, buscando muitas vezes tendências e estilos diversos a fim de alcançar os melhores resultados na elaboração de anúncios que causem impacto nos potenciais consumidores do produto anunciado. Os criadores no geral recorrem às cores, formas e efeitos no intuito de despertar sensações, atrair e influenciar o consumidor recorrendo muitas das vezes à reutilização das referências artísticas canonizadas em sociedade.

O objetivo do presente artigo é analisar como os anúncios publicitários se utilizam da Arte e são construídos a partir das referências de escolas artísticas consagradas, e com isso discutir acerca dos conceitos do Kitsch enquanto imitação da Arte dentro da Publicidade. Para o estudo foi utilizado os anúncios da campanha “Movimentos Artísticos” da marca de eletrodomésticos KitchenAid, da Whirlpool Latin

Relacionados