O juridiquês nas sentenças judicias

Páginas: 2 (439 palavras) Publicado: 8 de outubro de 2011
LIMA, Letícia. O juridiquês nas sentenças judiciais. Visão Jurídica, São Paulo: Escala Educacional, ano 6, p. 58 - 62, abr. 2011.

O artigo “Juridiquês nas Sentenças Judiciais” aponta que sãoempregados no processos judiciais, com bastante regularidade, os termos técnicos e científicos da Ciência do Direito, não inseridos no uso diário da sociedade e, por isso, impossibilitam o entendimento porparte daqueles que não estão familiarizados com tecnicidade da língua. Desta prática, nasce o termo popularmente conhecido como juridiquês.
Lima (2011) expõe que os operadores do Direito se dividemquando o assunto é tornar mais acessível a interpretação das sentenças judiciais e apresentá-la como algo mais familiar à população. Os mais conservadores asseveram que não há problema em usar aspalavras e os termos científicos nas sentenças judiciais, pois o entendimento delas caberá apenas aos juízes, promotores, advogados de defesa etc, e não as partes interessadas
Opostamente, há acorrente dos que defendem que os magistrados devem ser mais sensíveis à majoritária parcela leiga da sociedade, adaptando seu discurso de modo que suas arguições sejam compreensíveis para a totalidade daspessoas. Assim, a autora prova que existe uma grande mobilização para tornar o juridiquês menos usual e cerceado às situações que o requeira.
Um dos proponentes dessa causa é o professor depós-graduação do Instituto de Educação Continuada da PUC/ Minas, Fabrício Veiga Costa. Ele defende que os meios linguísticos usados nas sentenças judiciais não precisam causar impedimento à transparência e aopropósito do que se afirma, pois o importante é que a população conheça os seus direitos.
A discussão dos jargões nas sentenças judiciais, todavia, deve nortear a promoção do social, quando este fora parte interessada, porém, sem romper com a função técnica da língua, própria da ciência jurídica, caso contrário criará outro problema, também de comunicação, pois certos termos usados nas peças...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Juridiquês
  • juridiquês
  • Juridiquês
  • juridiques
  • Juridiquês
  • Juridiques
  • Juridiquês
  • Juridiques

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!