O julgamento moral e o processo de socialização

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (685 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O JULGAMENTO MORAL E O PROCESSO DE SOCIALIZAÇÃO
Piaget aborda a moralidade como um sistema de regras cuja essência deve ser procurada no respeito que o indivíduo adquire por elas. Agirmoralmente significa atuar em conformidade com o código moral de determinado grupo social, apesar da existência de graus de liberdade.
No que se refere á evolução da conciência moral, Piagetcaracteriza quatro estágios:
Estágio pré-moral: a tendência da criança, nessa fase, é a de projetar no mundo esterior os seus desejos e impulsos. As ordens e proibições são simplesmente obedecidas. Acriança é capaz de julgar suas ações e as alheias, desconhecendo, em grande parte, suas intenções e consequencias.
Estágio de moralidade heterônima: a criança vive, nessa fase, o que Piagetdenominou de realismo moral, ou seja, a tendência a considerar os deveres e os valores como existentes em si mesmos, externos á sua vontade e independentes do contexto. As normas são ententidads “ao pé daletra”.
O realismo moral aprsenta três carcteristicas distintas:
● Os deveres são vistos como externos, impostos coercitivamente e não como obrigações elaboradas pela própria conciência.● As ordens e regras devem ser cumpridas sempre, o que significa que não podem ser transgredidas nem relativizadas por interpretações flexíveis.
● A responsabilidade pelos atos é avaliada deacordo com as consequencias objetivas da ação e não por suas intenções.
Estágio de moralidade autônoma: a verdade, em contraposição á mentira, nessa fase se torna um requisito para o respeito esimpatias mútuas.
● Os deveres, as regras e prescrições somente serão cumpridos quando percebidos e avaliados como necessários e significativos em cada situação em particular.
● Ocumprimento do dever é relativizado, ganhando prioridade de sua interpretação subjetiva.
● A responsabilidade pelos atos é julgada pela intenção e não pelas suas consequencias objetivas.
A...
tracking img