O jovem alcoolizado e sua irrestivel atração por condução de veículos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3842 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O JOVEM ALCOOLIZADO E SUA IRRESISTÍVEL ATRAÇÃO POR CONDUÇÃO DE VEÍCULOS

Alisson Fonseca de Souza[1]
Natalia Fernandes Franchini[2]


Resumo

É cada vez maior o número de acidentes de carros provocados por jovens, muitos deles ainda não habilitados, em completo estado de embriaguez. São acidentes que resultam no aumento das taxas de mortalidade e/ou danos físicos irreparáveis queafetam não só aos que provocaram e/ou foram vítimas desses acidentes, e aos seus familiares, como também, do lado socioeconômico, todo o sistema de saúde pública de um país. ´Fontes do Ministério da Saúde registram que os acidentes de trânsito são o segundo maior responsável por mortes por causas externas (26,3%), perdendo apenas para os homicídios (39,4%), exigindo que os serviços de saúde cada vezmais necessitam disponibilizar profissionais e equipamentos especializados para o atendimento à vítimas desses acidentes.. Registra-se também o fato de que no Brasil, as estatísticas apontam para o fato de que 22% dos jovens entre 18 e 24 anos costumam consumir bebidas alcoólicas entre uma a quatro vezes na semana, constituindo-se na droga mais consumida entre eles, que estão iniciando cada vezmais cedo o seu consumo. Assim, uma discussão sobre a questão do uso do álcool pelos adolescentes e os acidentes por eles provocados deve se constituir num tema de permanente atenção, seja por parte do Estado, da sociedade, dos pesquisadores e estudiosos do assunto, enfim, de qualquer profissional com responsabilidades de atuar principalmente para a garantia de uma qualidade de vida individual esocial, e o psicólogo, sem dúvida, é um desses profissionais. Este artigo se propõe a refletir sobre as causas que levam um jovem a consumir bebidas alcoólicas e mais: o que os levam a se sentirem irresistivelmente atraídos a dirigir veículos em estado de embriaguez, colocando sua própria vida e a de outros sob grave risco.

Palavras-Chave: Juventude. Alcoolismo. Direção de veículos.


1INTRODUÇÃO

1.1 A JUVENTUDE: UMA FASE SEM GÊNESE SOCIO-HISTÓRICA....

A juventude não se conceitua, em todas as regiões do mundo, à luz de um mesmo olhar. Culturalmente, ela possui um infindável número de caracterizações e rituais de passagem (quando estes existem) da fase infantil para a fase adulta na vida do ser humano. Registra-se, inclusive, conforme o conhecido historiador Philippe Ariès,que na sociedade ocidental de antes, a noção de adolescência não merecia a devida atenção, tal como ocorre nos dias atuais, sendo apenas a partir do século 20, em suas primeiras décadas, que “(...) a juventude começa a atrair a preocupação de moralistas e filósofos, interessados em averiguar o que pensava esse grupo e quais eram seus interesses” (NOGUEIRA FILHO, 2009, p. 9).

Assim, sob oaspecto social, científico e moral, atualmente, se reconhece que a adolescência é o primeiro entre os diversos fenômenos sociológicos relacionados ao desenvolvimento do homem.

A Psicologia também passou a caracterizar a adolescência relacionando-a a um conjunto de características diferenciadas aos da infância, da pré-adolescência, da maturidade e da velhice. E muitos foram osprofissionais (e ainda são) que atribuem aos jovens uma caracterização relacionada a um tempo de crise geralmente ligada a sentimentos e atitudes de rebeldia, irresponsabilidade, alienação, idealismo, liberdade, energia, etc., que permeia os seres humanos dentro de uma determinada faixa etária que, para a assembléia Geral das Nações Unidas, se situa entre os 15 e 24 anos; para o Estatuto da Criança e doAdolescente, entre os 12 e 18 anos. E para muitos, ainda, a juventude se caracteriza na faixa etária dos 16 aos 29 anos...

Seja qual faixa etária a juventude esteja inserida, o fato é que até hoje, ela vem sendo tratada à luz de um enfoque naturalizante que é disseminado nos meios educacionais que traduzem as expectativas e o ideário da sociedade atual. E em relação aos jovens, a...
tracking img