O jogo e a construção do conhecimento matemático

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3923 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O Jogo e a Construção do Conhecimento Matemático

Manoel Oriosvaldo de Moura*
* Professor da Faculdade de Educação da USP e membro do Labrimp da Feusp.

É consensual que o conhecimento sobre as leis que regem o conjunto de elementos da natureza aumenta dia a dia. A Ciência e a Tecnologia unem-se em busca da diminuição da canseira humana. As leis que regem as relações sociais também são, diaa dia, estudadas nos centros de pesquisas das Ciências Humanas. Pouco a pouco encaminhamo-nos para um maior entendimento do modo como os homens interagem na produção de bens materiais e na criação de regras para reger o convívio social.
O conhecimento sobre as leis que regulam o processo cognitivo humano também tem evoluído. Saber como conhecemos tem sido objeto de muitos estudos e, comoresultado cada vez mais são revelados os segredos da mente humana, evidenciando como podemos proceder para melhor conhecer.
O conhecimento sobre o funcionamento das leis físicas, sociais e psicológicas avança. Mas a velocidade de aquisição do conhecimento, para cada uma dessas áreas, é diferente.
Umas têm evoluído mais rapidamente que outras. Um exemplo disto ë o maior avanço tecnológico, quandocomparado com o avanço do ensino - este seria a tecnologia do conhecimento?
É o avanço do conhecimento que nos faz aceitar a existência de uma cultura primeira e de uma cultura elaborada (SNYDERS, 1982) e, assim, também supor a existência de um conhecimento primeiro e de um conhecimento elaborado e, ainda, que este conhecimento é movimento (KOPNIN, 1978).

O ponto inicial de nossa reflexão é que oconhecimento avança. O conhecimento
matemático, sendo parte do conhecimento geral, também avança rumo a um
conhecimento cada vez mais elaborado. O que ainda precisamos discutir é como passamos do conhecimento primeiro para o conhecimento elaborado. Ou seja, quais as leis que regem este processo e como podemos utilizá-las no ensino.
Adotaras leis que regem o processo de ensino significa conhecê-lasdentro do movimento geral que rege o nosso processo de conhecimento. Isto é, conhecê-las a partir de nossa capacidade de conhecer, de nossa história individual, de nossas crenças construídas.
Temos uma concepção sobre o que é conhecer, e é isto que nos vai dizer o que é
Matemática e como ensiná-la.
O que é Matemática e a forma de ensiná-la são elementos que irão compor o conhecimento emmovimento chamado Educação Matemática, bom exemplo do que é um conceito em movimento. Esta denominação para o conjunto de leis que compõe o processo de ensino de Matemática, os seus objetivos e conteúdos tem avançado juntamente com os conhecimentos das leis gerais que regem o convívio social e o mundo físico. Isto é, a Educação Matemática tem respondido às questões: "O que ensinar?", "Por que ensinar?","Como ensinar?", na medida em que têm ficado mais claros os processos de aprendizagem, as razões sociais do que se aprende e o quanto o aprendido pode gerar novos conhecimentos sobre as leis gerais da natureza (quantificando, geometrizando, logicando
etc.).
No aprendizado de Matemática temos, portanto, a cultura primeira. E vamos assumir como sendo o conhecimento primeiro em Matemática acontagem, o número, o signo numérico. A necessidade de controlar as quantidades é o problema que gera este conhecimento primeiro, tão necessário ao convívio humano. Distinguir as formas geométricas, calcular áreas, perímetros, compreender as relações existentes entre os elementos de um sólido geométrico, tudo isso é conhecimento em movimento, isto é, o conhecimento primeiro passa a elaborado,tornando-se primeiro para outro no processo de construção.
A criança constrói o número (PIAGET, 1971). A humanidade também o construiu.
DANTZIG (1970), IFRAH (1987), HOBGEM (1970), dentre outros, fornecem-nos dados que evidenciam o caminho percorrido pelo homem - caminho este que vai do senso numérico à criação de sistemas de numeração.
Em relação à representação das quantidades, as pesquisas mostram...
tracking img