O jogo e as brincadeiras na educação infantil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (380 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Delimitação do Tema:

“O JOGO E A BRINCADEIRA NA EDUCAÇÃO INFANTIL” no desenvolvimento
integral da criança de quatro a seis anos na educação infantil.

1. Introdução e ProblematizaçãoEste estudo apresenta uma reflexão sobre a importância dos jogosebrincadeiras para o desenvolvimento integral das crianças de quatro a seis anos, as quais freqüentam a Escola Municipal Dr CaetanoMunhoz da Rocha.Quatro professoras de Educação Infantil e trinta crianças serão pesquisadas.As professoras serão entrevistadas procurando mostrar qual a visão, que se tem sobre brincadeiras e jogos e comoessas brincadeiras são desenvolvidas em sala de aula e as crianças serão observadas para avaliar se realmente o lúdico contribui para o desenvolvimento integral dos mesmos.

Com base nessasconsiderações, os problemas de pesquisa são:

*As professoras que atendem os alunos de quatro a seis anos sabem da importância dos jogos e brincadeiras no desenvolvimento da aprendizagem na educaçãoinfantil e os desenvolvem?

*As crianças estão sendo estimuladas, no seu desenvolvimento integral através do lúdico?

2. Objetivos

2.1 Objetivo Geral

Apresentar um estudo sobre o lúdico, jogose brincadeiras, a fim de apontar a importância deles no desenvolvimento integral da criança de quatro a seis anos.

2.2 Objetivos Específicos

Verificar se as professoras de Educação Infantilsabem da importância de jogos e brincadeiras no desenvolvimento integral das crianças e se esses recursos são aplicados adequadamente, quanto à idade das crianças e os objetivos propostos. Observar eanalisar as aulas durante a aplicação de jogos e brincadeiras, verificando se estes estão possibilitando nos alunos a construção do conhecimento, do raciocínio lógico, pensamento reflexivo e acriatividade. Contribuir, através desse estudo , para possibilitar uma troca de teoria e prática, entre professoras x acadêmicas x alunos,enriquecendo a prática os estudos e os resultados de ambos.

2....
tracking img