O jantar do hotel central

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (730 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O Jantar do Hotel Central – cap. VI

Objetivos
O jantar no Hotel Central realiza-se a partir de uma iniciativa de Ega para homenagear o banqueiro Jacob Cohen, marido da sua amante, Raquel Cohen.Este jantar vai ter como fim proporcionar a Carlos o primeiro contacto com a sociedade Lisboeta e também apresentar a visão crítica de alguns problemas. Do ponto de vista da relação com a intrigaprincipal, este episódio tem uma grande importância, pois vai propiciar o primeiro encontro de Carlos com Maria Eduarda.

Personagens
João da Ega
Personagem que mais intervém neste episódio.Fortíssimo defensor da ideologia Realista/Naturalista. Exagera nos argumentos que utiliza para defender as suas ideias revolucionárias. As atitudes de Ega face aos temas criticados traduzem uma vontade deinovar o país e de o tornar melhor para as gerações futuras.
Cohen
O homenageado, representante das Finanças. Neste jantar Cohen assume-se como superior perante a sociedade por desempenhar funçõesimportantes nas Finanças.
Tomás de Alencar
Representa o típico poeta português Ultra-Romântico.
Dâmaso Salcede
O novo-rico, representante de todos os vícios da burguesia. Procura apresentar todas asqualidades de uma pessoa com classe, no entanto apenas consegue demonstrar a sua vaidade e futilidade falando das suas viagens ao estrangeiro. Venera Carlos e procura imitá-lo em tudo, para ganhar umestatuto respeitável na sociedade.

Carlos da Maia
É médico e observador crítico. É apresentado pela primeira vez à sociedade mantendo-se por isso um pouco distanciado da conversa. Afirma-se comoum Realista moderado, não suportando no entanto “os seus ares científicos”.
Craft
O britânico, representante da cultura artística. É considerado o homem ideal por ter tido uma educação britânica.Não se pronuncia muito nas discussões, no entanto é a favor da resistência aos espanhóis.

Temas discutidos
* Literatura;
* Finanças;
* História e Política.

Literatura
Ao discutir...
tracking img