O islamismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1067 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Curso de Psicologia
Antropologia

O Islamismo

Guarapuava
2011
Deus existe? É uma questão que antropólogos não ousam a responder. Qual é a verdadeira religião? Para antropólogos a antropologia é uma verdadeira mãe que abraça todas as religiões com suas doutrinas, visões e linha de pensamento bem diferentes umas das outras, pois para a antropologia religião é como já dizia o sociólogofrancês Durkheim “toda religião é verdadeira”. Não quero entrar em mérito acerca de religião, pois bem sei que cada um tem sua linha de pensamento acerca desse tema, mas quero relatar acerca de uma religião monoteísta que tem crescido nestes últimos anos assustadoramente.

O Islamismo é uma religião fundada, em 622 d.C., Por Maomé (570-632) é, pois considerado a mais jovem entre todas as grandesreligiões e é também considerada a segunda maior religião monoteísta do mundo. A história do islamismo é marcada por um período que antecede a sua fundação, pois como as maiorias das religiões esta intrinsecamente marcada pela figura de seu fundador Maomé que órfão de pai e de mãe teve uma infância muito conturbada. Maomé que se casou com uma mulher viúva, teve a partir daí uma condição financeiraprivilegiada.

Maomé agora acostumava se ausentar com muito mais freqüência para meditar em uma caverna num mote chamado Hira e foi num desses momentos que ele se retirava para meditar, foi quando ele recebeu do anjo Gabriel a incumbência de ser o profeta do deus único e verdadeiro chamado de Alá, neta época Maomé tinha aproximadamente cerca de quarenta anos de idade.

Maomé sendo impulsionadopor sua esposa e por amigos inicia suas pregações baseando no tema central que é o monoteísmo. Já no ano 619 d.C., a esposa de Maomé morre e a partir daí ele adota a poligamia (casamento com varias mulheres). As pregações de Maomé começam ficarem bem conhecidas muitos lugares além de Meca, tanto quem 620 d.C., já contavam com muitos seguidores na cidade de Medina. Devido às muitas perseguiçõescontra as pregações de Maomé, dois anos mais tarde ele foge para de Meca para Medina, na chamada fuga de Hégira. Esse fato foi tão marcante para o Islã que passou ser considerada oficialmente a data da fundação do islamismo e, além disso, os mulçumanos passaram a datar a sua história a partir de 622 d.C.

Com a morte de Maomé um de seus sogros o sucedeu criando assim a linhagem dos Califas edepois de dois anos de liderança faleceu e deixou o lugar para, Omar que ficou no poder por dez anos. Em seguida veio Otman que liderou doze anos no poder e depois foi substituído pelo genro de Maomé e foi nesse período que ouve muita controvérsia causando as duas principais divisões dentro do Islã que são os Sunitas e os Xiitas.
Os sunitas são 90% dos mulçumanos e são seguidores da primeira sucessãode quatro Califas eles defendiam que os Imãs (Lideres), deveriam ser pessoas chegadas a Maomé ou eleitas, os sunitas são considerados os mais tradicionais no Islã e são mais diplomáticos e tolerantes com outras culturas.

Já os xiitas são 10% dos mulçumanos e são seguidores do primeiro genro de Maomé, os xiitas defendem piamente que os Imãs (lideres), deveriam ser consangüíneos de Maomé, elesinterpretam o Alcorão ao pé da letra literalmente e defendem os atentados bombas e seqüestro dentre outros. Além dessas duas facções islâmicas surgiram outras tais como, os sufistas, os amdians, os mutazilitas, os cadaritas e os cabaritas.
Os mulçumanos têm como seu livro sagrado o Alcorão também denominado de Corão, que foi copilado após a morte de Maomé. Esse livro foi escrito no idioma árabeclássico e foi dividido em cento e quatorze capítulos que foram denominados de suratas. Alem desse livro os mulçumanos recorrem a Sunna que é o uso da tradição, que relata os atos e palavras de Maomé os quais não foram mencionados no alcorão. Outra fonte de autoridade sobre os mulçumanos é a Xária (caminho para o oásis), um código de ética que rege a vida do fiel em todos os aspectos. O dever de...
tracking img