O investimento publicitario em radio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3509 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas Universidade Técnica de Lisboa

Ciências da Comunicação
Técnicas de Rádio

Docente Reg: Prof. Aux. Paula Cordeiro
Lei da Rádio
O investimento publicitário em Rádio – Estudo de caso Rádio Comercial

Introdução

Este trabalho versa sobre o investimento publicitário no meio de comunicação social rádio,tendo tido como base de estudo a nova Lei da Rádio que revoga a Lei anterior nº4 de 2001.
O investimento publicitário assume no contexto nacional e internacional um papel de financiador das actividades de comunicação dos Media, a rádio não é uma excepção a este facto, dadas as potencialidades que lhe estão directamente inerentes é, efectivamente um meio ideal para a inserção e veiculação damensagem publicitária, fazendo-o de forma eficaz e eficiente como demonstro com este trabalho.
No mesmo apresento também uma caracterização do mercado português de rádio, o qual se é constituído de forma desigual, por quatro grandes grupos, nomeadamente RDP, Grupo Renascença, Media Capital Rádios e TSF, por um lado, e por centenas de pequenas rádios locais, por outro.
Por último procedi à análiseda emissão da rádio Comercial, por forma a poder verificar o cumprimento dos trâmites legais presentes no ponto 3 do Artigo 40º da nova Lei da Rádio, o qual estipula que “a difusão de materiais publicitários não deve ocupar, diariamente, mais de 20% do tempo total da emissão dos serviços de programas licenciados”, a Rádio Comercial revelou-se uma cumpridora da lei exercendo uma gestão eficiente,na medida em que as inserções de publicidade são distribuídas tendo por base os picos de audiência durante a emissão diária.

O Financiamento da Rádio

A Publicidade, assume-se no contexto dos mercados actuais como a principal fonte de receitas para o desempenho de uma actividade de comunicação, tendo, segundo a nota introdutória do Código da Publicidade, “uma importância e um alcancesignificativos, quer no domínio da actividade económica, quer como instrumento privilegiado do fomento da concorrência, sempre benéfica para as empresas e respectivos clientes”. A publicidade financia um ambiente de Media diversificado e pluralista, na realidade sem publicidade, muitos dos meios de comunicação social mundiais, nomeadamente os detidos pelos grandes conglomerados, tal como os conhecemos, nãoexistiriam, efectivamente e tendo por base Francisco Pinto Balsemão, “A publicidade é parte integrante da liberdade de expressão. Numa democracia é impossível separar liberdade de publicação ou veiculação televisiva de notícias, opiniões ou entretenimento, da liberdade de publicitar”.
A rádio é efectivamente um dos meios de publicidade mais acessível e eficaz, em termos de uma estratégia demarketing eficiente, nada se assemelha a um anúncio de rádio bem escrito construído, o qual associado aos aspectos motivacionais que desperta no público, tem a exposição frequente de diferentes targets em diferentes momentos do dia e do quotidiano. Ao contrário dos anúncios de jornal, os anúncios de rádio são mais que um texto, e ao contrário dos anúncios de televisão, a audiência não está na casa debanho a quando da estreia de um novo anúncio, como acontece na rádio. 
Assim a Rádio assume um papel preponderante na veiculação da mensagem publicitária e na difusão destes conteúdos por diferentes públicos, de uma forma eficaz e eficiente.

As Potencialidades do Radio Advertising

A Publicidade assume no contexto da rádio um papel preponderante no financiamento e consequentedesenvolvimento do meio. No caso concreto da rádio, a publicidade depende inteira e exclusivamente do investimento privado o qual está directamente relacionado com os resultados apresentados por cada estação. A necessidade de captar investimento prende-se assim, necessariamente com a necessidade de liderança em termos de conteúdos e, consequentemente em termos de audiências.
O investimento publicitário na...
tracking img