O interprete

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (369 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O intérprete

Intérprete é o profissional que traduz para o vernáculo, de modo que todos os interessados no pleito entendam, o que a parte, assistente, testemunha ou outra pessoa exprimiu noprocesso. [32] Sua natureza é semelhante à do perito, pois auxilia o juiz quando este julgar necessário e não possa fazê-lo ele próprio face a limitações de ordem técnica. O artigo 151 do Código de ProcessoCivil disciplina as três hipóteses de nomeação de intérprete.
No inciso I, há referência à nomeação para análise de documento redigido em língua estrangeira. Neste particular, mister distingui-lodo tradutor juramentado referido no artigo 157 do Código de Processo Civil. O intérprete deverá analisar eventuais dúvidas suscitadas, em alguma parte do texto, de documento já traduzido pelo tradutorjuramentado. Na função de intérprete, não poderá, pois, promover a efetiva e integral tradução do documento. O inciso II prevê a versão para o português de declarações das partes ou testemunhas que nãoconheçam o idioma. Abrange também, por conseqüência, a tradução das perguntas do juiz e das partes para a língua do depoente de modo que este possa respondê-las. Por último, o inciso III prescreve atradução da linguagem dos surdos-mudos que não puderem manifestar sua vontade por escrito. [33]
O artigo 152 do Código de Processo Civil estabelece as hipóteses de impedimento do exercício da função.O inciso I exclui aqueles que não tiverem a livre administração de seus bens como, por exemplo, os menores de vinte e um anos não emancipados, os loucos de todo o gênero, os pródigos etc. O inciso IIafasta aqueles que foram arrolados como testemunhas, ou servem como perito no processo. Tal se justifica na medida em que já existe, por parte daquele profissional, algum tipo de comprometimentoprévio com o processo. O inciso III, por sua vez, exclui aqueles que estiverem inabilitados ao exercício da função mediante sentença penal condenatória, enquanto durar a condenação.
O artigo 153 do...
tracking img