O INFANTICIDIO E A DIVERSIDADE CUTURAL

1121 palavras 5 páginas
O INFANTICÍDIO E A DIVERSIDADE CUTURAL

A sociedade brasileira é resultante de um processo de miscigenação cultural durante os séculos. Surgindo assim uma sociedade com perfil que mistura etnias, cores e religiões diversas. Já a sociedade indígena, presente neste pais desde antes do seu descobrimento, viveram isolados das diversas transformações que construíram a nossa sociedade. Os indígenas representam um grande símbolo cultural, tendo em vista que ainda conservam até os dias de hoje uma grande parte de suas crenças e costumes.

[...] cultura significa tudo o que o homem produz ao construir sua existência: as práticas, as teorias, as instituições, os valores materiais e espirituais. Se o contato que o homem tem como o mundo é intermediado pelo símbolo, a cultura é o conjunto de símbolos elaborados por um povo em determinado tempo e lugar. Dada a infinita possibilidade de simbolizar, as culturas dos povos são múltiplas e variadas.¹

As diferenças comportamentais são orientadas pela cultura, uma mesma situação poderá representar diferentes significados, se diferentes forem as culturas. Na visão de Herskovits,” aquilo que é sustentado como um direito humano numa sociedade pode ser considerado como antissocial em uma outra sociedade”. (HERSKOVITS apud OLIVEIRA; OLIVEIRA,1996, p.55). A palavra infanticídio vem do latim infanticidium, sempre teve no decorrer da história, o significado de morte de criança, especialmente no recém-nascido, o termo nos remete a uma problema tão antigo quanto a humanidade, sendo registrado em todo o mundo através da história. Como podemos ver na Antiga Grécia, em que era comum a eliminação de meninos nascidos defeituosos que não dariam bons soldados, que era incompatível com a primazia da organização militar espartana.

¹ ARANHA, Maria Lúcia de Arruda; MARTINS. Maria Helena Pires. Filosofando: introdução à filosofia. 2ª ed. São Paulo: Moderna, 1993, p. 6.
Assim como o infanticídio nunca foi restrito aos povos tradicionais, já

Relacionados

  • Obra De Antropologia
    145628 palavras | 583 páginas