A vida humana está profundamente ligada à vida em sociedade. Isto quando este tema é analisado, por exemplo, por uma linha da Sociologia segundo a qual o grupo social, a sociedade, precede oindivíduo e, assim, coloca-se o ser humano como um produto da interação social. O que se observa, deste modo, é que as pessoas nascem dentro de um grupo e este constituirá o indivíduo com os mesmos traçossociais compartilhados por outros membros e que, por este motivo, o farão ser aceito dentro do grupo social a que pertence.

Diante disso, tem-se o conceito de socialização, que remete ao processoatravés do qual o ser humano, desde criança, aprende o modo de vida de sua sociedade, desenvolvendo sua capacidade de se tornar um indivíduo e um membro do grupo em que se encontra. A socialização é,portanto, um processo cultural em que se adquire as maneiras de agir, pensar e sentir próprias dos grupos, da sociedade ou da civilização em que se vive. Entre os principais agentes de socializaçãoestão a família, a escola, os meios de comunicação de massa, entre outros.

Por outro lado, os mecanismos da socialização não inviabilizam que o indivíduo adquira personalidade própria. Isto querdizer que, socializados, os indivíduos não se tornam todos iguais, apenas compartilham certos traços que permitem sua identificação como parte de um grupo específico.

Certas personalidades adquiremdestaque no conjunto da vida social, que podem acabar sendo “copiadas”, contribuindo assim para o processo de socialização. É assim que surgem os “heróis”, que se tornam símbolos sociais expressivosao apresentarem traços de personalidade que inspiram a imitação. Os heróis refletem muito sobre a própria sociedade.

A vida em sociedade é pautada em relações sociais que se estabelecem a partir deposições sociais definidas em termos de prestígio social. Por sua vez, a posição que um indivíduo ocupa na sociedade é chamada de status.

A posição social do indivíduo acaba por determinar o... [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2011, 10). O individuo e a sociedade. TrabalhosFeitos.com. Retirado 10, 2011, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/o-Individuo-e-a-Sociedade/84593.html

MLA

"O individuo e a sociedade" TrabalhosFeitos.com. 10 2011. 2011. 10 2011 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/o-Individuo-e-a-Sociedade/84593.html>.

MLA 7

"O individuo e a sociedade." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 10 2011. Web. 10 2011. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/o-Individuo-e-a-Sociedade/84593.html>.

CHICAGO

"O individuo e a sociedade." TrabalhosFeitos.com. 10, 2011. Acessado 10, 2011. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/o-Individuo-e-a-Sociedade/84593.html.