O individuo e a sociedade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (370 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O INDIVÍDUO E A SOCIEDADE

A integração dos seres humanos em grupos exige que assimilem novas regras e padrões para agirem de maneira correta. Por isso, estas regras são chamadas agentes desocialização.
Agentes de socialização como os grupos de status, os meios de comunicação e os grupos de referências são utilizados como modelos de comportamento do indivíduo na sociedade, mas nenhum é tãoimportante do que a família e a escola.
A família é o agente mais importante, pois tem um papel fundamental na formação das atitudes sociais e na transmissão de valores.
Inicialmente, quando o serhumano nasce, é apenas um organismo biológico sendo, portanto, um ser culturalmente em branco. Estabelecendo relações com o grupo social que a rodeia, a criança torna-se um ser cultural. Portanto, épossível afirmar que o comportamento do humano tem pouco de instintivo chegando à conclusão de que é através do contato com os outros indivíduos do ambiente grupal a que pertence que o ser humano aprendevalores e as regras de comportamento da sociedade.
A escola entendida como totalidade, de salas de aulas, de professores, de alunos, de programas, de métodos e de saber, é o lugar onde se reproduze se legitima a ordem social. Assim, a escola é, em primeiro lugar, um mediador dum sistema de formação de saberes disciplinares e, em segundo lugar, de “estruturação” das condutas em torno de valoresreferenciados a campos mais vastos da realidade social. São estes dois elementos de transmissão/ aprendizagem de saberes e de apropriação de valores que, organizando o ensino e a aprendizagem, sãodeterminantes.
A escola modela os comportamentos dos Homens estabelecendo normas, crenças, valores, modelos de conduta, entre outros.
Posso citar como exemplo, o fato de aos 38 anos de idade eu estarrealizando um sonho que é concluir o curso de Administração. Minha família sempre se preocupou de eu e meus irmãos estarmos estudando e concluir o 2º grau, mas não tinha condições de pagar uma...
tracking img