O indivíduo e seu papel na sociedade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (262 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O mais correto em relação à importancia da sociedade é a construção do aluno como sujeito ativo nela. Estudamos sobre Marx, Weber, Durkeim e seus pensamentosócio-interacionismo. Fomos desafiados a nos posicionar como professores formadores de opiniões.Veremos nessa produção textual que o individuo é o agente principal nainstituição de valores, o agir e o pensar detemina a sociedade em que se está inserido, e tudo isso gera mudança.

A escola entra nesse contexto para transformar o aluno em umindivíduo esclarecido capaz de tomar decisões conscientes e possuidor da importância do mesmo.
A educação deve ir além do comodismo, do essencial. Devemos gerar umambiente fascinante de experiências e conquistas.
Tudo que ensinamos em sala de aula deve ter um sentido. Nada que se aprende sem sentido tem valor, então o aluno deveentender que a sociedade é fruto de sua ação enquanto ser social, que ele não é mero agente passivo da sociedade, mas sim um agente transformador. O aluno esclarecidotem conhecimento, e o conhecimento gera poder.
O mundo passa por transformação em toda a esfera do relacionamento humano e a educação não pode ficar alheia a esseprocesso de transformação.
Diante dessa caracteristica social, emerge o papel fundamental da escola:preparar individuos possuidores de conhecimento. A prática deprojetos, campeonatos, palestras, e discussões, fazem com que nossos alunos participem e tenham voz ativa. Essa prática é um excelente exercício da cidadania.
Ao ler a minhareflexão, fico feliz em saber que desde o início minha idéia sobre aprendizagem estava condizente, ao que hoje sabemos o que realmente se espera sobre “aprender”.
tracking img