O incosciente freudiano

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3041 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
--
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
GESSICA LIMA DOS SANTOS

O INCONSCIENTE FREUDIANO

Belém
2013
GESSICA LIMA DOS SANTOS

O INCONSCIENTE FREUDIANO

Texto apresentado ao curso de Psicologia da Universidade Federal do Pará, como método avaliativo.
Orientador (a): Prof.ª. Msc. Dr. SuzanaSouza Pastori.

Belém
2013

“Comecei a minha vida profissional como neurologista tentando aliviaros meus pacientes neuróticos. Eu descobri alguns fatos novos e importantes sobre o inconsciente, e dessas descobertas, nasceu uma nova ciência: a Psicanálise. Eu tive de pagar caro por esse pedacinho de sorte, a resistência foi forte e implacável; finalmente, eu consegui, mas a luta ainda não terminou.”
(Sigmund Freud)
RESUMO
O presente trabalho tem como objetivo esclarecer e apresentar osaspectos referentes ao inconsciente freudiano, estabelecendo definições e conceitos a partir da análise das obras de Freud e de outros autores. Dentro da noção de inconsciente, encontramos alguns termos relativos ao seu funcionamento, como os sonhos, as pulsões e o recalcamento. Dentro dessa perspectiva, iremos analisar essa dinâmica funcional, pois o entendimento da mesma é fundamental para termosuma compreensão efetiva do tema proposto.
Palavras-chave: Inconsciente, Freud. Sonhos. Pulsões.Recalcamento.

ABSTRACT
This paper aims to clarify and present the aspects concerning the Freudian unconscious, establishing definitions and concepts from the analysis of the works of Freud and other authors. Within the notion of the unconscious, we found some terms of its function, such as dreams,drives and repression. Within this perspective, we will analyze this dynamic functional because its understanding is critical to have an effective understanding of the theme.
Keywords: unconscious, Freud. Dreams. Drives. Repression.

SUMÁRIO
INTRODUÇÃO----------------------------------------------------------------------------------------1
1.0 . A INVENÇÃO DA PSICANÁLISE: CONTEXTOHISTÓRICO----------------------2
2.0 . O INCONSCIENTE: CONCEITOS E CARACTERÍSTICAS--------------------------4
3.0 . ASPECTOS DO FUNCIONAMENTO INCONSCIENTE------------------------------5
3.1. OS SONHOS-------------------------------------------------------------------------------------5
3.2. AS PULSÕES------------------------------------------------------------------------------------7
3.3. ORECALCAMENTO--------------------------------------------------------------------------8
CONCLUSÃO-----------------------------------------------------------------------------------------9
REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS-----------------------------------------------------------10

1
INTRODUÇÃO
Discorrer sobre o inconsciente dentro da perspectiva freudiana não é uma tarefa fácil, principalmente para osalunos do segundo semestre do curso de Psicologia, que ainda estão tendo um primeiro contato com a Psicanálise. O próprio Sigmund Freud levou anos de trabalho aprimorando e atualizando suas teorias, através da experiência com seus pacientes dentro da clínica psicanalítica e da sua auto-análise. A partir de então, vemos que a realização desse trabalho é um desafio, porém enriquecedor.
Ao falarmosdo inconsciente, nosso senso comum nos leva a imaginar uma dimensão sobrenatural das capacidades psíquicas, algo transcendental de conhecimento obscuro e misterioso.Porém, a Psicanálise nos mostra que longe de ser algo incognoscível, o inconsciente é pressuposto fundamental para a explicação e significação dos processos mentais conscientes.
O inconsciente se revela no nosso cotidiano através delacunas da consciência, como os atos falhos, os sintomas de algumas enfermidades e também nos sonhos, fonte pelo qual podemos adquirir preciosas informações sobre o seu funcionamento. Além disso, descrições e explicações puramente conscientes das atividades psíquicas seriam incompletas, deixando de fora uma ampla dinâmica de processos mentais que estão em constante movimentação, mantendo...
tracking img