O imperialismo da asia africa e oceania

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 10 (2286 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 10 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Imperialismo
Imperialismo é a prática através da qual, nações poderosas procuram ampliar e manter controle ou influência sobre povos ou nações mais pobres.
O imperialismo contemporâneo pode ser também denominado como neocolonialismo, por possuir muitas semelhanças com o regime vigorado entre os séculos XV e XIX, o colonialismo. Imperialismo é a política de expansão e domínio territorial oucultural e econômico de uma nação sobre outra, e ocorreu na época da Segunda Revolução Industrial que foi a segunda fase da revolução industrial um grande desenvolvimento do capitalismo, ocorrido no Japão, nos EUA e na Europa, marcado pela série de descobertas aplicadas na indústria transporte e comunicações iniciada na segunda metade do século XIX.
Neste período, países europeus como a Inglaterra,França, Alemanha, Bélgica e Itália, eram considerados grandes potências industriais. Na América, eram os Estados Unidos quem apresentavam um grande desenvolvimento no campo industrial. Todos estes países exerceram atitudes imperialistas, pois estavam interessados em formar grandes impérios econômicos, levando suas áreas de influência para outros continentes.
Com o objetivo de aumentarem suamargem de lucro e também de conseguirem um custo consideravelmente baixo, estes países se dirigiram à África, Ásia e Oceania, dominando e explorando estes povos, não muito diferente do colonialismo dos séculos XV e XVI, que utilizou como desculpa a divulgação do cristianismo; o neocolonialismo do século XIX usou o argumento de levar o progresso da ciência e da tecnologia ao mundo.
Na verdade, o queestes países realmente queriam era o reconhecimento industrial internacional, e, para isso, foram em busca de locais onde pudessem encontrar matérias primas e fontes de energia. Os países escolhidos foram colonizados e seus povos desrespeitados. Um exemplo deste desrespeito foi o ponto
Pág. 03

culminante da dominação neocolonialista, quando países europeus dividiram entre si os territóriosafricano e asiático, sem sequer levar em conta as diferenças éticas e culturais destes povos.
- África
Na metade do século XIX a presença colonial europeia na África estava limitada aos colonos holandeses e britânicos na África do Sul e aos militares britânicos e franceses na África do Norte.
A descoberta de diamantes na África do Sul e abertura do Canal de Suez, ambos em 1869, despertaram aatenção da Europa sobre a importância econômica e estratégica do continente. Os países europeus rapidamente começaram a disputar os territórios.
Grã Bretanha, França, Portugal e Bélgica controlavam a maior parte do território africano, a Alemanha também possuía lá, muitas terras, mas as perdeu depois da 1ª Guerra Mundial.
Os colonizadores não faziam muitos esforços para desenvolver as colônias, por queafinal elas eram apenas fonte de matérias-primas e para onde vendiam os produtos manufaturados.
O continente africano foi “repartido” entre os países europeus que implantaram um sistema imperialista, desrespeitando a cultura e diversidade étnica na região, talvez o pior legado do Colonialismo tenha sido a divisão da África em mais de 50 Estados cujas fronteiras foram demarcadas sem dar a menorimportância aonde às pessoas viviam e como organizavam sua própria divisão política.
Esta divisão, feita de acordo com os interesses coloniais, criou conflitos na sociedade africana, problemas étnicos, econômicos e políticos. Nenhum regime político funcionou no continente. O socialismo não foi eficiente e os estados capitalistas tornaram-se tristes exemplos do mau funcionamento da economia liberal.A miséria que toma a população do continente tem origens na dívida externa que cresce a cada ano.
Pág. 04

A partilha da África aconteceu na Conferência de Berlim (1884 – 1885) organizada pelo estadista Otto Von Bismarck. A partir daquele momento, qualquer nova anexação deveria ocorrer a partir do envio de um documento avisando os demais governos imperialistas. Nesta conferência foi...
tracking img