Imperialismo
Imperialismo é a prática através da qual, nações poderosas procuram ampliar e manter controle ou influência sobre povos ou nações mais pobres.
O imperialismo contemporâneo pode sertambém denominado como neocolonialismo, por possuir muitas semelhanças com o regime vigorado entre os séculos XV e XIX, o colonialismo. Imperialismo é a política de expansão e domínio territorial oucultural e econômico de uma nação sobre outra, e ocorreu na época da Segunda Revolução Industrial que foi a segunda fase da revolução industrial um grande desenvolvimento do capitalismo, ocorrido noJapão, nos EUA e na Europa, marcado pela série de descobertas aplicadas na indústria transporte e comunicações iniciada na segunda metade do século XIX.
Neste período, países europeus como a Inglaterra,França, Alemanha, Bélgica e Itália, eram considerados grandes potências industriais. Na América, eram os Estados Unidos quem apresentavam um grande desenvolvimento no campo industrial. Todos estespaíses exerceram atitudes imperialistas, pois estavam interessados em formar grandes impérios econômicos, levando suas áreas de influência para outros continentes.
Com o objetivo de aumentarem sua margemde lucro e também de conseguirem um custo consideravelmente baixo, estes países se dirigiram à África, Ásia e Oceania, dominando e explorando estes povos, não muito diferente do colonialismo dosséculos XV e XVI, que utilizou como desculpa a divulgação do cristianismo; o neocolonialismo do século XIX usou o argumento de levar o progresso da ciência e da tecnologia ao mundo.
Na verdade, o que estespaíses realmente queriam era o reconhecimento industrial internacional, e, para isso, foram em busca de locais onde pudessem encontrar matérias primas e fontes de energia. Os países escolhidos foramcolonizados e seus povos desrespeitados. Um exemplo deste desrespeito foi o ponto
Pág. 03

culminante da dominação neocolonialista, quando países europeus dividiram entre si os territórios... [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2013, 04). O imperialismo da asia africa e oceania. TrabalhosFeitos.com. Retirado 04, 2013, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/o-Imperialismo-Da-Asia-Africa-e/743390.html

MLA

"O imperialismo da asia africa e oceania" TrabalhosFeitos.com. 04 2013. 2013. 04 2013 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/o-Imperialismo-Da-Asia-Africa-e/743390.html>.

MLA 7

"O imperialismo da asia africa e oceania." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 04 2013. Web. 04 2013. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/o-Imperialismo-Da-Asia-Africa-e/743390.html>.

CHICAGO

"O imperialismo da asia africa e oceania." TrabalhosFeitos.com. 04, 2013. Acessado 04, 2013. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/o-Imperialismo-Da-Asia-Africa-e/743390.html.