O imperador e o rei

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (813 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O filme Mauá, o Imperador e o Rei retrata a trajetória do destacado empresário Irineu Evangelista de Sousa, conhecido como Barão de Mauá. Na sua infância o garoto ficou órfão de pai, o que lhedificultou a permanência em casa, pois sua mãe, ao casar-se novamente foi obrigada, por imposição do novo marido a encaminhá-lo para o Rio de Janeiro, onde moraria com o seu tio.
No Rio de Janeiro,começou a trabalhar no armazém do português Pereira, onde percebeu-se ter aptidão para os negócios. Com o tempo tornou-se empregado de confiança do português e controlador de seus negócios. Graças a suahabilidade de negociação, ganhou a simpatia do escocês Richard Carruthers, que se dispôs a educá-lo nos moldes do liberalismo econômico, prevalecente na Inglaterra, como por exemplo, o pensamento dofisiocrata Adam Smith que dizia: quando uma pessoa busca o melhor para si, toda a sociedade é beneficiada.
O Barão de Mauá, uma das figuras que mais se destacou no século XIX no campo da economia, dasfinanças e dos empreendimentos modernos, era um estranho no ninho. No ninho de um país ruralista, escravocrata e latifundiário, cuja economia vivia sob o controle estatal. Era um gigante em terra deanões.
Após uma visita à Inglaterra, Irineu decide mudar os rumos de seus negócios e resolve investir na Indústria, construindo uma Fundição e Estaleiro em Ponta da Areia, no Rio de Janeiro. Cria tambéma Companhia de transportes, Companhia de Navegação a Vapor do Amazonas, Companhia de Iluminação a gás do Rio de Janeiro, Estradas de Ferro; inaugura a primeira linha de bondes do Rio e cria novosBancos do Brasil, com filiais na Inglaterra, Estados Unidos, França, Argentina e Uruguai. Contudo, ao expandir seus negócios, começaram a surgir os grandes adversários que se incomodavam com a maneiradiferente com que ele administrava e expandia seus negócios. A maior virtude da obra, contudo, é explorar o conflito entre a mentalidade progressista, industrializada, moderna, arrojada do Barão e o...
tracking img