O impacto e a influência da mídia sobre a produção da subjetividade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1747 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
NÚCLEO DE ENSINO A DISTÂNCIA
CURSO DE PEDAGOGIA – OFERTA ESPECIAL
ALCIDIA ELISETE DE PAULA






O IMPACTO E A INFLUÊNCIA DA MÍDIA SOBRE A PRODUÇÃO DA SUBJETIVIDADE







PALMEIRA
2012
NÚCLEO DE ENSINO A DISTÂNCIA
CURSO DE PEDAGOGIA – OFERTA ESPECIAL
ALCIDIA ELISETE DE PAULA
PALMEIRA
TURMA 9800





O IMPACTO E A INFLUÊNCIA DA MÍDIA SOBRE A PRODUÇÃO DA SUBJETIVIDADETrabalho apresentado como instrumento de avaliação da(s) disciplina(s) de Educação e Tecnologia do curso de Pedagogia – oferta especial.
Docentes: Juliana Telles Faria Suzuki




PALMEIRA
2012

O IMPACTO E A INFLUÊNCIA DA MÍDIA SOBRE A PRODUÇÃO DA SUBJETIVIDADE

Ao questionarmos sobre qual é o papel da mídia, qualquer comunicador terá na ponta da língua: o papel da mídia éinformar, conscientizar, prevenir, entreter e discutir as diversas questões sociais no sentido de encontrar caminhos e provocar reações positivas. Em fim, aqui está, na forma mais pura, a função da mídia em qualquer sociedade.
A mídia com o seu poder de convencimento conseguem influenciar em todos os aspectos da vida do ser humano. Propagandas transmitidas na TV, impressasnos jornais, na internet ou mesmo no rádio conseguem transmitir uma imagem que irá refletir no comportamento de cada um que está tendo contato com o meio isso muitas vezes gera problemas e muita transformação na sociedade, a mídia deveria desempenhar, atualmente, um papel de agente social para questões de cidadania envolvendo a questão do preconceito em geral e o posicionamento do cidadão emrelação à violênçia. A mídia como agente de cidadania acaba sendo "devorada" pelos programas e reportagens que são levados ao público de maneira errada, sem critérios, com fortes apelos emocionais, transbordando debates manchando a imagem da realidade social do Brasil.
O papel social da mídia deveria ser revisto, voltado para uma comunicação social que leva os cidadãos a exigirem seus direitos,cumprir seus deveres, agregando valores.Alguns projetos na área da educação e da saúde têm esclarecido alguns aspectos a população, mas muitos brasileiros ainda vivem a margem da comunicação "socialmente irresponsável", sendo muitos programas educativos esquecidos por profissionais de comunicação social.A dispersão da sociedade é de grande interesse da mídia, considerando-se que uma massa uniforme émuito mais fácil de ser conhecida e assim manipulada para o modo de vista capitalista. Este tem lá suas vantagens e desvantagens, o que me entristece é ver uma população quase abandonando sua cultura própria em prol de exemplos, que não nos adapta totalmente no modo de vida e querem fazer igual o q verem na mídia esquecendo-se de suas culturas e seus valores.
Neste texto quero transportar para osleitores como a mídia está incluída na educação da sociedade desde a escola. Este tema é bastante polêmico, pois muitos afirmam que a mídia pode ser uma influência negativa, já outros acreditam que a mídia deve ser de interesse de professores, pais, alunos, pois ela pode melhorar a educação. Qual a importância da mídia na educação? Essa pergunta é muito polêmica e através dela podemos analisar epesquisar a opinião de pais, professores e da própria sociedade porque há milhares de coisas que acontecem nesse nosso Brasil e no mundo que nós nunca chegaremos, a saber, se a mídia decidir não contar. O interesse desse tema é levar o leitor a analisar e refletir que realmente a mídia é importante não somente na educação, mas também na sociedade, pois a partir dela o indivíduo aprende ainteragir com o mundo a seu redor e também a ser uma pessoa crítica e de opinião na sociedade, podemos descobrir novas formas de ensino e maneiras descontraídas para que o aluno se interesse mais pela aprendizagem, pois o aluno só presta a atenção naquilo que é novo e interessante para ele. Assim, a aula pode se tornar mais interessante, quando o professor põe um filme, por exemplo, para os alunos...
tracking img