O impacto dos sintomas do estresse no desempenho profissionl

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 83 (20737 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADES INTEGRADAS DE JACAREPAGUÁ - FIJ CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

RENIVALDO RODRIGUES FERRAZ

QUALIDADE DE VIDA: O impacto dos sintomas do estresse no desempenho profissional.

ARACAJU – SE JULHO - 2009

RENIVALDO RODRIGUES FERRAZ

QUALIDADE DE VIDA: O impacto dos sintomas do estresse no desempenho profissional.

Monografia apresentada ao curso dePósGraduação Lato Sensu em Gestão de Recursos Humanos da FIJ – Faculdades Integradas de Jacarepaguá, como requisito para conclusão do curso. Sob a orientação do professor Jorge Washington Silva dos Santos.

ARACAJU – SE JULHO - 2009

RENIVALDO RODRIGUES FERRAZ

QUALIDADE DE VIDA: O impacto dos sintomas do estresse no desempenho profissional.

Monografia submetida ao corpo docente da FIJ – FaculdadesIntegradas de Jacarepaguá, como parte dos requisitos necessários à obtenção do grau de Especialista em Gestão de Recursos Humanos.

Aprovada por: __________________________________________________ Prof°. Jorge Washington Silva dos Santos. (Orientador)

ARACAJU – SE JULHO - 2009

Dedico esta monografia às pessoas que sempre me apoiaram e caminharam ao meu lado; aos meus pais por todo incentivodedicado em virtude dos meus desafios e toda a alegria por ocasião dos meus êxitos; aos meus irmãos, cunhados, sobrinhos e amigos, grandes e preciosos incentivadores na concretização deste sonho.

AGRADECIMENTOS

Agradeço a Deus que me concedeu o que há de mais valioso: a vida; que se inclinou para mim com amor e resolveu ainda cuidar do meu caminho; dirigir e iluminar meus planos e sonhos; aos membrosda Igreja Adventista do Sétimo Dia, que sempre torceram e oraram por mim; aos funcionários da FIJ, peças fundamentais nesta jornada vitoriosa. A todos, a minha eterna gratidão.

RESUMO

Este trabalho tem como objetivo apresentar um estudo acerca da importância da Qualidade de Vida, analisando como os sintomas do estresse estão interferindo em um mau desempenho no trabalho de uma empresalocalizada no município de Paulo Afonso – BA. A Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) é um tema que vem ganhando destaque nos discursos acadêmicos e têm sido alvo de muitos questionamentos, pois se observa que são poucas empresas que efetivamente tem interesse nessa prática. A QVT aparece como um movimento que busca ressaltar o papel e a importância que o trabalho tem na vida das pessoas. Para que esseestudo fosse concluído, foram utilizadas pesquisas bibliográficas, pesquisas descritiva e exploratória, sendo a pesquisa quantitativa aplicada ao estudo de campo, onde contou com a aplicação de questionário com perguntas fechadas a uma amostra não probabilística da empresa em pesquisa, onde todas as informações foram coletadas, tabuladas e analisadas através de gráficos. Em suma, constataram-se aviabilidade de implantação de novas estratégias e Programas de Qualidade de Vida no Trabalho, tendo como objetivo estimular o desempenho dos funcionários na execução com eficácia de suas tarefas no local de trabalho. . Palavras-chave: Qualidade de Vida no trabalho, Estresse, Desempenho.

ABSTRACT

This work has objective introduce a study about the importance of the Quality of life, analyzing as thesymptoms of the stress are interfering in a bad fulfillment in the work of an company localized in the town of Paulo Afonso - BA. The Quality of Life in the Work (QLW) is a subject that comes earning highlight in the academic talks and has been target of many questionings, for is observed that are few companies that effectively has interest in that practice. The QLW appears how a movement thatseeks to stand out the paper and the importance that the work has in the life of the persons. For to that study went concluded, were utilized bibliographic researches, exploratory and descriptive researches, being quantitative research applied to the study of field, where counted on the application of questionnaire with questions closed to a sample not probability of the company in research, where...
tracking img