O IMPACTO DO CUSTO BRASIL NAS IMPORTAÇÕES

4005 palavras 17 páginas
CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA
DIRETORIA DE EDUCAÇÃO CONTINUADA, PESQUISA E EXTENSÃO
CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MBA – GESTÃO TRIBUTÁRIA

O IMPACTO DO CUSTO BRASIL NAS IMPORTAÇÕES BRASILEIRAS

ALUNO: Maria Barboza de Ávila
PROFESSOR ORIENTADOR: Diogo Cruz

Belo Horizonte
2013 / 1º semestre
RESUMO

O chamado Custo Brasil, vem ganhando relevância nos debates acadêmicos. Esse termo genérico compreende um conjunto de gastos que acabam onerando a importação e exportação de produtos e serviços. Considerando a vasta gama de materiais a respeito do tema, uma analise mais exata se torna necessária, ressaltando quais os itens que compõem esses custos, oriundos de um conjunto de ineficiências que em cascara lesam a competitividade no setor produtivo no Brasil. Esse trabalho se limita a analisar no entanto, os impactos do Custo Brasil nas importações brasileiras, desenhando inicialmente alguns conceitos e noções gerais sobre o tema que será retratado. Para o desenvolvimento do trabalho, adotou-se como metodologia a pesquisa bibliográfica. Nesse trabalho foi demonstrado por meio de uma analise sucinta os principais aspectos sobre o Custo Brasil nas importações brasileiras.

Palavras-chave: Importação; Tributo; Custo Brasil.

1. INTRODUÇÃO

A extinção de barreiras comerciais possibilitou redes a serem criadas não exigindo o controle centralizado, tendo total autonomia em todos os pontos dessa rede, possibilitando a adaptação de forma muito mais rápida.
Uma das principais características do comercio é estar sempre em movimento, em constante modificação e crescimento. Essa interface se reflete diretamente na expansão do intercâmbio mundial, e na formação de blocos econômicos, que vem se proliferando pelo mundo.
Essa mudança constante, a partir de fatores produtivos e vantagens corporativas, em escalas nacionais ou regionais, obrigam sempre uma maior inserção competitiva da economia brasileira, no contexto

Relacionados

  • Relações comerciais entre brasil e china
    16686 palavras | 67 páginas