O impacto da queima da cana de açucar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1591 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O Impacto da queima da cana de açúcar

A DEGRADAÇÃO DO MEIO AMBIENTE
CANA DE AÇÚCAR

O meio ambiente é sensível e atualmente estamos vivendo as conseqüências de nossa irresponsabilidade.
Muito se tem discutido a respeito do biocombustível e bioenergia. Os benefícios, prejuízos, conseqüências e outras mais.
A plantação de cana vem ganhando espaço e trazendo conseqüências aomeio ambiente. Não há como deixar de perceber os problemas ambientais decorrentes de plantações de cana e das queimadas provocadas pelos produtores. É claro que a queima ainda mais nos preocupa.
O meio ambiente não é o único a sofrer, o cortador de cana, a população regional, bem como o meio ambiente são alvos da plantação sem a devida sustentabilidade ambiental a que vem empregando as usinas.As queimadas são prejudiciais à saúde do cortador de cana e à saúde dos moradores regionais às plantações.
A questão ambiental é complexa e ramificada. Porém há um assunto que sempre está a nos incomodar, o efeito estufa.
Nos últimos anos, a concentração de dióxido de carbono na atmosfera tem aumentado cerca de 0,4% anualmente; este aumento se deve à utilização de petróleo, gás ecarvão e à destruição das florestas tropicais.
Diante do exposto resta-nos uma pergunta a fazer. A bioenergia, o biocombustível são atitudes ecologicamente corretas?

[pic]

CONFLITO AMBIENTAL NO SETOR DA CANA

Estudos da Unesp (Universidade Estadual Paulista) apontaram aumento de HPAs (Hidrocarbonetos Poli cíclicos Aromáticos) --componentes altamente cancerígenos-- no organismo decortadores de cana e no ar das imediações de canaviais, durante a época de safra da planta. A queima de cana provoca a concentração de monóxido de carbono e ozônio, causa alteração do clima, emite material particulado, provoca a perda da fertilidade do solo e dissemina várias doenças respiratórias. Muitos poluentes resultantes da queima são indutores de lesões precursoras do câncer. Estudo realizadona região de Piracicaba, pelo pneumologista José Eduardo Cançado, pesquisador do Laboratório de Poluição Atmosférica da Universidade de São Paulo (USP), mostrou que, quando há um aumento de 10% de partículas resultantes da queima no ar, os hospitais da região registram elevação de 22% no número de internações de crianças e idosos.
Em noite de queimada, aumenta em 45% o movimento nos serviços deinalação dos hospitais.
Diante das reportagens e comentários encontrados nos meio de comunicação, não há como negar a probabilidade de o cortador de cana, bem como os moradores de regiões em que se realiza tal ato, estar suscetível a desenvolver o temido câncer.

[pic][pic]

Outras conseqüências

As queimadas trazem inúmeras outras conseqüências, provocam a desertificação (como ocorreuno Nordeste Brasileiro), O fogo altera a terra trazendo conseqüências químicas, físicas e biológicas, prejudicando a reciclagem dos nutrientes e causando a sua volatilização.  
 As queimadas provocam um uso maior de agrotóxicos e herbicida, para o controle de pragas e de plantas invasoras, sendo que esta prática, agrava ainda mais a questão ambiental, afetando os micro organismos do solo econtaminando o lençol freático e os mananciais. A contaminação da água pode atingir níveis de difícil ou até mesmo impossível recuperação.
As queimadas causam a liberação, de monóxido de carbono (CO) e dióxido de carbono (CO2), que afetam a saúde dos seres vivos, reduzindo também as atividades fotossintéticas dos vegetais, prejudicando a produtividade de diversas culturas. As queimadas liberamgrandes quantidades de gases que contribuem para a destruição da camada de ozônio na estratosfera e, assim, possibilitam que raios ultravioletas atinjam em maior quantidade a Terra e causem efeitos cancerígenos e mutagênicos

[pic]

Por outro lado, os gases que ficam concentrados na atmosfera absorvem a energia térmica dos raios infravermelhos refletidos pela superfície da Terra, contribuindo...
tracking img