O impacto da informatica na contabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3668 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
(Aplicar os estilos já existentes, ou novos gerados por ti, de acordo com as normas da ABNT, e gerar o índice analítico)

INTRODUÇÃO

Assim como no Homem, também na Empresa o Sistema de Informações constitui seu sistema nervoso, responsável basico pelo seu bom funcionamento e desempenho. Qualquer "cirurgia" realizada nessa rede nervosa, provoca profundas alteracoes nocomportamento da organizacao como um todo.
E é precisamente isso que ocorre quando um computador é implantado. Atuando diretamente no sistema de informações existente, irá gerar inumeras mudanças, algumas positivas para a empresa, outras negativas.
Sobre essas transformações, resultantes da introdução de uma nova tecnologia para o tratamento da informação, é que se discorrerá a seguir.

IMPACTOSPOSITIVOS

AUMENTO DA CAPACIDADE DE TRATAMENTO DAS INFORMAÇÕES
A Revolução Industrial, verificada no fim do século passado, trouxe como resultado uma "amplificação" da capacidade muscular do Homem, através de máquinas que conseguem realizar a tarefa de milhares de pessoas (como foi o caso da máquina a vapor), sob o controle de apenas um operador. Semelhantemente, a revolucao da Informatica --- queToffler chamou de "Terceira Onda" --- propiciou um "aumento" da capacidade do cérebro humano. Tarefas que, antigamente, exigiam o concurso de milhares de técnicos trabalhando durante vários meses podem hoje ser realizadas em poucos dias, com o auxílio do computador.
Isso é fácil de ser verificado. Se um técnico levar 15 minutos para analisar cada uma das 40 milhões de declarações anuais do Impostode Renda, trabalhando efetivamente 1.200 horas por ano, demorará 8.333 anos para realizar essa tarefa. Mas, se esta tiver que estar concluída em 2 meses, serão necessários 50.000 técnicos! Um computador hoje não demora mais que algumas horas para efetuar esse trabalho.

RAPIDEZ NA OBTENÇÃO DE INFORMAÇÕES

A moderna tecnologia de processamento de dados permite realizar consultas a arquivos emsegundos. Se um executivo de uma empresa quisesse conhecer a posição contábil em determinado momento, teria que esperar vários dias até que o Balanco pudesse ser fechado (e desde que não tenha sido detectado algum erro nos balancetes). Mas, com a Contabilidade informatizada, essa consulta não demoraria mais que alguns minutos.

CONFIABILIDADE DOS RESULTADOS

As tarefas realizadas pelocomputador, desde que corretamente programado, são praticamente isentas de erros, o que não ocorre no caso do processamento manual.
O principal motivo dessa "perfeição" é que a máquina não é sensível aos fatores que reduzem a qualidade do trabalho humano, quais sejam:
1. A fadiga, que faz com que o número de erros cometidos involuntariamente aumente ao fim do turno de trabalho;
2. Os problemas pessoais,onde preocupações com a família ou com contas para pagar perturbam o bom desempenho de um funcionário;
3. O desajuste com a empresa, onde um empregado mal remunerado, ameaçado de ser despedido, ou sofrendo de injunçðes políticas, "vinga-se" da empresa, sabotando o sistema de informações ao qual tem acesso;
4. Interesses pessoais, quando o funcionário procura adulterar o sistema em benefíciopróprio. Tal é o caso de uma multa de trânsito, que pode "desaparecer" dos arquivos da repartição com uma boa gorjeta.
5. Incompetência administrativa, onde a incapacidade de um chefe pode desorientar seus subordinados, reduzindo a qualidade do serviço.
A despeito de o computador estar imune às "doenças" acima, não podemos daí concluir que nunca erre. Com efeito, embora processando corretamente, amáquina pode receber dados errados, indo naturalmente "amplificá-los". Tal é o sentido da sigla GIGO (Garbage in, garbage out), que, literalmente, significa "Lixo pra dentro, lixo pra fora".

INTEGRAÇÃO DE SUBSISTEMAS

Tarefa antes inviável, a integração de sistemas na empresa tornou-se mais fácil através do computador.
Um dos indícios da integração é a não duplicação dos arquivos....
tracking img