O impacto da engenharia na sociedade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 24 (5832 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução a Engenharia
O Impacto da Engenharia na Sociedade

Cuiabá, MT
03/2012


Introdução a Engenharia
O Impacto da Engenharia na Sociedade

Trabalho de pesquisa apresentado à disciplina de introdução a engenharia como parte de avaliação do semestre em questão.



Cuiabá, MT
03/2012

Introdução
A engenharia teve inicio a cerca de sete milhões de anos. De acordo com osestudos paleontólogos, os primeiros hominídeos eram carnívoros como não possuíam dentes ou garras afiados, necessitavam de alguma ajuda para suprir este problema. Isto os forçou a criar ferramentas, que inicialmente eram pedaços de pedra lascada afiados que se transformavam em objetos cortantes. E assim, a milhões de anos teve inicio o desenvolvimento tecnológico.
A engenharia tem como principal funçãocriar coisas novas para suprir as necessidades do homem ao decorrer da evolução humana. Sua característica é criar forma de inovação por meios matemáticos, químicos, físicos, mecânicos entre outros para criar um meio lógico entre o homem e a natureza.
Ela age por meio da ciência e suas novas descobertas, criando assim novos elementos pra criar meios tecnológicos para facilitar cada vez mais ocotidiano, a engenharia afeta diretamente a nossa sociedade pois são os engenheiros que a partir de vários estudos criam formas mais praticas de locomoção, facilitando assim interação entre pessoas de lugares diferentes.
Os engenheiros são responsáveis pelo desenvolvimento de maquinas e pelo avanço na produção agrícola, pecuária, industrial, automobilística, tecnológica entre outras. Como sãocriadores das maquinas criam formas mais rápidas e eficientes de monitoramento, dessa maneira elas trabalham mais tempo e geram mais produtividade por consequência aumento da produtividade e lucro no comercio.
A engenharia é um estudo que cria meios práticos e eficientes de novas descobertas a favor da evolução da nossa sociedade. Utilizando meios revolucionários e inovadores que ajudam a enxergar ofuturo. Sem o inicio de suas criações viveríamos em o mundo primitivo.




História da Engenharia
Segundo o texto publicado no Alexronalblog “A história da Engenharia confunde-se com a história da própria humanidade e teve início há cerca de sete milhões de anos. De acordo com estudos de paleontologia, os primeiros hominídeos eram carnívoros e, como não possuíam dentes ou garras afiados,necessitaram de alguma ajuda para superar esse problema. Isto os forçou à fabricação de ferramentas, que inicialmente eram pedaços toscos de pedras lascadas para ficarem com a ponta aguçada e se transformarem em objetos cortantes. Assim, há milhões de anos, teve início o desenvolvimento tecnológico.
Certamente o maior avanço tecnológico e cultural do homem primitivo foi a habilidade adquirida emlidar com o fogo, ocorrida por volta de 600.000 anos atrás, possivelmente a partir de algum incêndio causado por raios ou erupção vulcânica. O fogo significou calor e luz, possibilitando vencer o frio e a escuridão, e portanto, abriu caminho para o homem primitivo sobreviver em regiões mais frias, ampliando a ocupação espacial da terra, além de cozer os alimentos, tornando-os mais palatáveis.Somente a partir de 50.000 anos os seres humanos começaram a produzir artefatos de caça mais elaborados, como os arpões, as lanças, e posteriormente o arco e a flecha. Este meio mais eficiente de matar a uma distância segura, permitiu a caçada de animais perigosos e de grande porte, capazes de fornecer alimentos para grupos mais numerosos.
O surgimento da agricultura, que se deu provavelmente noano 10.000 a.C., assim como o domínio do fogo ou o advento da fala, foram os acontecimentos mais marcantes da história da evolução humana. Após a agricultura, veio a domesticação de animais, explorados de diversas maneiras, como por exemplo, a ordenha para aproveitamento de leite, a coleta de ovos, a tração animal, além de criar o estoque alimentar de reserva. Assim, não havia mais necessidade de...
tracking img