O impacto da deficiencia auditiva no convivio familiar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (388 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O IMPACTO DA DEFICIENCIA AUDITIVA NO CONVIVIO FAMILIAR
VIDAL, Eliane Aparecida Vieira
CAVALARI, Nilton

No presente artigo, os autores apresentam alguns aspectos que causam impacto no convíviofamiliar da pessoa que possui deficiência auditiva. Dentro destes aspectos podemos citar alguns pontos que são de suma importância, tais como:
* CONCEITO DE DEFICIÊNCIA AUDITIVA: É a perda daaudição ou a diminuição da capacidade de Escutar.
* O PAPEL DA FAMÍLIA NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA: podemos ressaltar que os vínculos afetivos são de extrema importância, poisé através deles que a criança com D.A, irá adquirir uma confiança maior e terá um melhor desempenho.
* O PAPEL DA FAMÍLIA NA EDUCAÇÃO DOS FILHOS: é fato que na maioria das vezes os paisdesconhecem que a criança com algum tipo de deficiência podem ser inseridas no ensino regular, portanto, lamentam a dificuldade de inseri-los na escola. A família tem o papel importante de dar a base desustentação de sua escolaridade e sociabilidade. Através dos serviços educacionais, os pais podem adquirir um acompanhamento e também ser orientados em questão ao desenvolvimento da linguagem do Deficienteauditivo, sendo assim a família pode comunicar-se com a criança o tempo todo, interagindo-a sobre o que se passa com o ambiente em que ela se encontra.
* O PAPEL DO PROFESSOR: O professor tem opapel de desenvolver a linguagem da criança com D.A, para assim o aluno realize melhor as atividades, é necessário haver a contribuição também dos pais nesse processo.
* A LINGUA BRASILEIRA DESINAIS: Linguagem utilizada pela comunidade surda, que envolve não somente os sinais com as mãos, mas também o desenvolvimento da expressão facial/corporal possui uma orientação/direção.
COMENTÁRIO:Diante desses aspectos apresentados, podemos perceber a grande importância que tem a família em participar do processo de crescimento e aprendizagem dos filhos, ainda mais quando se tem algum tipo de...
tracking img