O iluminismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (528 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O ILUMINISMO
 




SÉCULO DAS LUZES
 
O século XVIII é também chamado de século das luzes. A origem de todo esse movimento de nome iluminismo começou na França. Esse termoiluminismo está relacionado com esclarecimento, porque os iluministas, os homens da sociedade do antigo regime viviam nas “trevas da ignorância”. Para eles ( os iluministas) o homem é produto do meioem que vive da sociedade e da educação.
No antigo regime, a educação estava sob o controle da igreja. Isto não era bem visto pelos novos pensadores, os iluministas, pois para eles a igrejaensinava uma filosofia arcaica.  Isto tornava a sociedade ignorante, fanática e submissa. Por isso a educação precisava ser mudada, a razão, ou melhor, a capacidade de pensar por si próprio, deveria ficara frente na educação.
Para os iluministas a razão era importante para os estudos dos fenômenos naturais e sociais. De certa forma eles eram  Deístas, ou seja, acreditavam em Deus, mas que esteDeus agiria indiretamente nos homens, através das leis naturais. Com isso em mente, a própria pessoa pode descobrir-se dentro da razão.


OS PENSADORES
 
Estes pensadores eramdivididos em duas classes: os filósofos, com mente voltada para os problemas políticos; e os economistas, que estavam voltados para o lado financeiro, com intenções de aumentar a riqueza da nação.FILÓSOFOS
 
Os representantes mais destacados dos filósofos foram: Charles de Secondat, Barão de Montesquieu; François Marie Arouet,( Voltaire) Jean Jacques Rousseau e Denis Diderot. 


MONTESQUIEU (1689-1755)
 
Sua obra de destaque – Do espírito das leis- em 1748. este livro defendia a separação e a ao mesmo tempo a igualdade entre os poderes executivo,legislativo e judiciário. Além disso, publicou em 1721 – as cartas persas- que usava do ridículo para certos costumes da sociedade européia.
 


VOLTAIRE ( 1694- 1798)
 
Não...
tracking img