O iluminismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1259 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O ILUMINISMO
 
Esse período teve sua origem durante o século XVIII, primeiramente no continente europeu, onde ocorriam profundas transformações cientificas e culturais; afetando profundamente a atividade teológica. Assim, as raízes desse período encontram-se no humanismo da Renascença e no socianianismo, no deismo da Inglaterra do século XVII.
  Contudo, mesmo com todas essas mudançasocorrendo dentro dos sistemas filosóficos, acabaram auxiliando o surgimento desse sistema, favorecendo novas descobertas e teorias no campo das ciências naturais (Newton) e no campo da jurisprudência (Grotius, Pufendor); bem como no campo da teologia; pois favoreceu o pietismo, servindo para promover o desenvolvimento de alguns sentidos.
  Assim, passaremos a ver quais as mudanças ocorridas durante esseperíodo:
 [pic] O campo do PENSAMENTO FILOSÓFICO foi profundamente transformado, principalmente através da nova filosofia escolástica que substituiu o escolasticismo aristotélico nas universidades alemãs do século XVIII. Sendo que isso pode ser observado através do conceito metafísico que foi substituído por um conceito empírico e atomista da realidade. Outra mudança que aconteceu refere-se aofato de que a antiga filosofia objetiva foi substituída por uma forma prática e utilitária de sabedoria, cujo objetivo primordial era o de ensinar o homem a entender e controlar seu ambiente e gozar a felicidade neste mundo (que era também conhecida como filosofia da moderação). Pois, o antigo pensamento partia do objeto, ou seja, a metafísica procurava um conhecimento objetivo do significado maisprofundo da realidade.
 [pic] Foi durante esse período que surgiu um dos mais importantes pressupostos, que fazia referência ao novo conceito de educação; uma vez que a filosofia não mais se considerava serva da teologia. Isso aconteceu uma vez que essa foi libertada da influência da segunda e da metafísica escolástica, passando a basear-se nas observações da experiência e em princípiosracionais. Dessa maneira, esse sistema estava baseado na idéia de que a erudição humanista, a religião e a moral, a lei e a política podem ser fundamentadas em princípios racionais específicos, comuns aos homens de todas as épocas. Assim, o conhecimento natural era considerado como sendo autônomo, imediatamente acessível e na íntegra evidente a todos, sem ter sido obscurecido pelo pecado original.
 [pic]Outro campo onde ocorreram profundas transformações foi no campo das ciências naturais, pois os estudiosos começaram a aplicar o método matemático, bem como se fundamentar na observação empírica, vindo esse a ser de interesse primordial. Dessa maneira, somente no século XVIII que a concepção do sistema solar apresentada por Copérnico no século XVI foi geralmente aceita, deixando a Terra de serconsiderada o centro de tudo e o homem passou a ser apenas um grão de poeira no universo. Assim, o conceito aristotélico de certa forma foi substituído pela explicação mecânico-atomista do mundo, consistindo a vida num espaço inalterável, onde as coisas são compostas de partículas que exercem influência mecânica umas sobre as outras, preenchendo o espaço. E os homens não mais consideravam as formassubstanciais como sendo os elementos básicos no edifício do universo; mas pensavam somente em termos de entidades materiais; tendo como resultado dessa explicação mecânica da natureza, o contraste básico entre matéria e espírito, sensitivo e supra-sensível.
 [pic] Dessa maneira, a idéia acima se opunha diretamente a antiga maneira de conceituar o mundo, pois essa estava centrada na crença que arazão humana tem competência para observar e controlar seu ambiente, para estabelecer leis para os fatos da vida; bem como para as regras da sociedade humana. Tudo isso, pelo fato de que uma explicação racionalista da natureza e uma doutrina racionalista de moralidade resultaram dessa nova atitude.
 [pic] Assim, podemos ver que o iluminismo caracterizou-se por uma fé ingênua no homem e em suas...
tracking img