O iluminismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (455 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Iluminismo

O Iluminismo foi um movimento filosófico, baseado na razão humana, que surge para ‘afastar da ignorância e das trevas ‘ do Antigo Regime (Absolutismo) o mundo europeu. Foi um movimentode filósofos, pensadores e cientistas que acreditavam no conhecimento e na educação como meio de mudança da vida humana, e não a salvação pela fé.
A principal critica dos filósofos iluministas eracontra o Absolutismo (principalmente na França), ou seja, eram contrários à autoridade do Estado/Rei e de sua prática econômica, o Mercantilismo. Os teóricos defendiam uma política voltada para oliberalismo político-econômico, influenciando até hoje a política contemporânea.
As Propostas Políticas:
Criticavam a autoridade real divina, visto esta serjustificada pela fé e não pela razão, não podendo ser questionada. Os seus principais filósofos e idéias foram:
John Lockedefendia a idéia do ‘Direito natural’, ou seja, a vida/liberdade/propriedade privadacôo um direito natural de qualquer individuo. Os governos deveriam seguir um ‘contrato social’ para que esses direitos naturais fossem respeitados. O Estado não era o rei e sim, o conjunto dos cidadãos,com interesses comuns – é por isso considerado o ‘pai do Liberalismo político’.
Montesquieucom seu livro ‘Espírito das Leis’, questionou o poder absolutista e desenvolveu a teoria da separação einterdependência dos poderes do Estado – o Executivo (executa as leis), o Legislativo (legisla, elabora as leis) e o Judiciário (julga e pune os que desobedecessem às leis).
Voltairefez criticas áIgreja e a sociedade, defendendo a ideia do ‘Despotismo Esclarecido’, pois não acreditava em um governo popular.
Rousseaudefendia a formação de um governo popular em oposição ao governo absolutista, sendopor isso, chamado de ‘pai da Democracia Moderna’, pois se baseava na formação de uma sociedade democrática composta basicamente de pequenos proprietários burgueses.
Os iluministas eram críticos...
tracking img