O iluminismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2507 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de fevereiro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Iluminismo

Convento de Mafra
Movimento de ideias que engloba o século XVIII, a partir da filosofia inglesa e da agonia do regime político absolutista em França, sobretudo a partir da publicação da Enciclopédia, de Diderot e D'Alembert, e que valoriza as noções de natureza, sociedade, espírito crítico e progresso, estando por isso na base das «modernidades» dos séculos XIX e XX.
EmPortugal, manifesta-se na sensibilidade cultural dos «estrangeirados», em prosadores como Luís António Verney (Verdadeiro Método de Estudar) e Matias Aires (Reflexões sobre a Vaidade dos Homens), e com os «árcades» (ex. «Arcádia Lusitana», academia de reflexão e debate), ex. Correia Garção, Cruz e Silva. Poetas importantes, ligados ou não à Arcádia: Nicolau Tolentino, Filinto Elísio, Abade de Jazente; e,mais ligados já ao espírito emergente da sensibilidade romântica: Marquesa de Alorna, José Anastácio da Cunha e Bocage.


Evocação da cidade de Lisboa atingida pelo Terramoto de 1755.

Liberdade, onde estás? Quem te demora?
Quem faz que o teu influxo em nós não caia?
Porque (triste de mim!) porque não raia
Já na esfera de Lísia a tua aurora?
Da santa redenção é vinda a hora
A estaparte do mundo, que desmaia:
Oh! Venha... Oh, Venha, e trémulo descaia
Despotismo feroz, que nos devora!
Eia! Acode ao moral, que frio e mudo
Oculta o pátrio amor, torce a vontade,
E em fingir, por temor, empenha estudo;
Movam nossos grilhões tua piedade;
Nosso númen tu és e glória e tudo,
Mãe do génio e prazer, ó Liberdade!

Bocage, Liberdade

Guerra da Restauração

Após a restauraçãoda independência nacional, em 1640, com o afastamento dos representantes da administração filipina e a tomada do poder por D. João IV, a primeira preocupação do novo rei e dos seus apoiantes foi, naturalmente, consolidar o poder alcançado. Essa consolidação passava por iniciativas em vários domínios. Na ordem interna, D. João IV obteve legitimidade formal sendo reconhecido e prestando juramentoperante as Cortes de Lisboa, logo em Janeiro de 1641. No plano diplomático, o envio de embaixadores a várias capitais europeias visou obter o apoio de outros monarcas.
Contudo, o principal problema era de natureza militar, pois temia-se, e acertadamente, ataques de Espanha. O governo do reino precaveu-se, preparando exércitos e dispondo os meios para custear o esforço de guerra. Os meios de defesater-se-iam certamente mostrado escassos se os espanhóis atacassem de imediato, mas a Espanha estava envolvida na Guerra dos Trinta Anos, que acabou em 1648, e apostou depois em intervenções armadas noutros pontos, de maior importância estratégica para os seus interesses que Portugal.
Desta forma, começou por assistir-se a campanhas esporádicas e inconsequentes, que a resistência portuguesaenfrentou sem grandes dificuldades. A primeira investida séria dos espanhóis deu-se apenas em 1663, já no reinado de D. Afonso VI, tendo Portugal perdido então as praças de Évora e Alcácer do Sal. O conflito desenvolveu-se de forma descontínua, com arremetidas irregulares, e de uma maneira geral pendeu a favor dos portugueses, que venceram uma série de recontros importantes, com destaque para a Batalhado Ameixial, em 1663, a Batalha de Castelo Rodrigo, em 1664, e a Batalha de Montes Claros, em 1665.
A guerra terminou apenas em 1668, com a assinatura de um tratado de paz, em Lisboa, a 13 de Fevereiro. Nos termos desse tratado, a Espanha reconheceu definitivamente a independência de Portugal.

Como referenciar este artigo:
Guerra da Restauração. In Infopédia [Em linha]. Porto: Porto Editora,2003-2010. [Consult. 2010-12-16].
Disponível na www: .

Luís XIV

Monarca francês que reinou entre 1643 e 1715. Nasceu em 1638, em Saint-Germain-en-Laye, em França, e morreu em 1715, em Versalhes. Continua a ser o símbolo da monarquia absoluta do período clássico, para além de ter ficado conhecido na História como "o Rei Sol".
Quando o seu pai morreu, tinha apenas cinco anos. Por esse...
tracking img