O idoso e o acesso a cultura

Páginas: 2 (451 palavras) Publicado: 12 de abril de 2013
O IDOSO E O ACESSO A CULTURA

Vanda Souza

Wanessa Caetano



Resumo

O presente artigo possui como referência o trabalho de conclusão de curso, que busca analisar a relação do idoso e o acesso acultura, a partir acelerado processo de envelhecimento da população idosa brasileira. Buscando compreender através das discussões e da troca de conhecimento acerca da cultura produzidas nas oficinasculturais do projeto tempo de aprender, possíveis alterações nas formas de compreensão e de acesso à cultura pelo público participante do projeto.

Abstract






Palavra Chave: Envelhecimento,Introdução

O programa Laboratório de Extensão – Organização de Experiências em Serviço Social, Trabalho e Educação (Lext Oesste) esta vinculado ao Núcleo de Gestão de ProgramasSociais (NGPS), e integra a extensão universitária da Universidade Castelo Branco. O programa possui sete frentes de atuação, no entanto a principal atividade do programa é desenvolvida com o ProjetoTempo de Aprender.

As atividades do Projeto Tempo de Aprender são realizadas nas oficinas culturais, e de informática, com seminários, palestras, atividades culturais externas, ediscussões. Todas as atividades do Projeto visam oferecer ao público idoso uma educação emancipadora numa perspectiva de autonomia e segurança na tomada de decisões que a vida independente exige. Essas medidascontribuem para que os idosos possam exercer papéis de liderança e referência de forma reflexiva, nas relações sociais e familiares.

Nossa pesquisa destinou-se a responder algunsquestionamentos como: Porque grande parte dos idosos atendidos no projeto tempo de aprender, apresentam dificuldades para expressar o seu entendimento sobre o que é cultura? Quais são as dificuldadesenfrentadas pela terceira idade para que possa ter acesso a cultura? Quais transformações sociais podem ocorrer quando a cultura é inserida no cotidiano dessa população a partir do conhecimento adquirido...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O acesso do idoso as novas tecnologias
  • O idoso e suas dificuldades de acesso
  • Acesso a justiça para deficientes e idosos
  • Dificuldades do Acesso à cultura
  • ARTIGO SOBRE O ACESSO A CULTURA EM SUA COMUNIDADE
  • Pesquisa com idosos ( cultura corporal infantil)
  • O idoso na contemporaneidade: o acesso a educação superior como possibilidade de socialização
  • “Não é correto relacionar cultura com acesso à educação formal

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!