O idoso e a sexualidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1709 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O IDOSO E A SEXUALIDADE

Introdução

“A velhice é a parodia da vida”- Simone de Beauvoir

“O envelhecimento humano pode ser entendido como um processo individual resultante das alteraçoes biológicas, psicológicas ou outras provocadas pela idade” (Rosa, 1996) assumindo várias conotaçãoes ao longos dos tempo

Dentro do processo doenvelhecimento encontra-se a sexualidade, sendo esta “uma energia que motiva para encontrar amor, contacto, ternura, e intimidade; integra-se no modo como nos sentimos, movemos, tocamos e somos tocados; é ser-se sensual e ser-se sexual. A sexualidade influência pensamentos, e por isso, influência também a saúde física e mental” (OMS)

O estudo da sexualidade humana teve como grande mentor Freud, aorefererir a existência de uma sexualidade desde o nascimento do indivíduo até à morte deste, baseando-se em zonas erógenas que quando estimuladas dão prazer, ocorrendo este processo por estádios psicossexuais. No entanto o psicanalista foi criticado visto nao compreender a sexualidade da mulher e nao valorizar a dimensão social que tem grande peso na definiçaõ (estereotipada) dos papéis masculino efeminino.

Masters e Johnson (1954) destacaram-se no estudo da sexualidadse humana apresentando o Ciclo da Resposta Sexual Humana composto por quatros fases diferentes: excitação, plateau, orgasmo e resoluçao. Sendo criticados por apenas considerarem uma relaçao sexual com êxito quandos os dois partners atingem o orgasmo, desconsiderando a afectividade na relaçao

Na década de 70, a psicóloga efeminista Hide, deu a conhecer melhor a fisiologia da sexualidade feminina, incluindo a das idosas, sendo a menopausa uma forma de libertação para as mullheres vivenciarem melhor a sua sexualidade.

Cilento e Felshaman (1977) lançam o livro Review of sex forever: The key to male sexual longevity apresentando diferentes pontos de vista na sexualidade do idoso e sugerindo algumas receitas para o bomfuncionamento sexual deste.Em 1983, Rute Weg editou outro livro do mesmo género intitulado Sexuality in the later years. Na década de 80 surgiram outros livros como o de Brecher (1984) sobre amor, sexo e envelhecimento

Danon-Boileau (2000) juntando à competência psicanalítica a experiência de velho, fala de casais onde um dos parceiros é mais novo ou mais velho e onde ambos são velhosapresentando a reacção da sociedade e o tabu que envolve o sexo.

Actualmente, os manuais de Gerontologia, normalmente incluém também um capitulo onde incluem a sexualidade, como é o caso de Netto e col. (2002), onde Ribeiro (2002) aborda a questão de um ponto de vista fisiológico e Gatto (2002) numa perspectivaógico e Gatto (2002) numa perspectivaógico e Gatto (2002) numa perspectivaógico e Gatto(2002) numa perspectiva psicossexual.

Outro manual é o de Triadó e Villar (2006) onde Lopez (pp.231-251) trata a sexualidade e a afectividade na velhice, apontando diversos erros: identificar sexualidade genitalidade e procriação, função simbólica que a nossa cultura atribui à erecção, falsas crenças ligadas á sexualidade na velhice entre outros.

López (2006) refere ainda necessidadesinterpessoais na velhice, a fisiologia sexual na mulher e do homem apontando uma varibilidade de factores que intervêm no modo como cada um vivência a sua sexualidade.

Vásquez- Bronfman (2006) considera todas as práticas que dão e recebem prazer, preantes ou depois do acto sexual ou até mesmo priscindindo dele, incluindo-se assim ana sexualidade a masturbação e todo o tipo de carícias que podemproporcionar prazer.

Factores que interferem na sexualidade

A sexualidade na velhice é influênciada por inúmeris factores, entre os quais se destacam os biológicos, psicológicos e socio-culturais.

Os factores biológicos são responsáveis pela menopausa na mulher, visto esta deixar de produzir estrogénios, continuando apenas a produzir androgénios, principalmente testosterona, que a podem...
tracking img