O IDEB Trabalho Final De Hiro

499 palavras 2 páginas
O IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) avalia a qualidade do ensino do país a partir das taxas de aprovação e do desempenho de escolas, municípios e estados na Prova Brasil). Desde a criação do indicador, em 2005, foram estabelecidas metas que devem ser atingidas a cada dois anos por escolas, prefeituras e governos estaduais.
A leitura dos dados mostra um desafio insistente no ensino brasileiro: a situação tem melhora no início da educação básica, mas piora com o passar dos anos e dos ciclos.
O Ideb mostra que a qualidade da educação no Brasil não alcançou todas as metas estabelecidas.
Analisando os dados do primeiro ciclo do ensino fundamental (1º ao 5º ano), que registraram pequeno avanço boa parte por causa de algumas políticas públicas implantadas nos últimos anos, como a LDB, por exemplo, estão repercutindo positivamente nas escolas.
A municipalização da rede e o investimento em formação dos professores que acompanham as crianças nos primeiros anos na escola foram pogramas que agora apresentam resultados positivos. Já no segundo ciclo do fundamental (6º ao 9º ano), a passagem de um sistema com um professor para outro com vários docentes e a falta de um modelo curricular moderno prejudica o progresso dos alunos.

A situação mais crítica, porém, é no ensino médio, onde os avanços são minúsculos, chegando­se a estagnar em alguns momentos.segundo o ex ministro da educação Aloizio
Mercadante, os problemas são conhecidos e o governo se prepara para enfrentá­los. “Um fator claro é a estrutura curricular, muito extensa. São 13 disciplinas, que chegam a 19 se consideradas as disciplinas complementares. São muitas matérias.” Outro fator é o número elevado de estudantes do ensino médio que estudam de noite. “O rendimento é comprometido porque muitos desses alunos trabalham e, com tantas disciplinas,
eles

Relacionados