O humanismo renascentista

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1347 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O Humanismo Renascentista

Foi Giorgio Vasari, em sua Vida dos mais excelentes pintores, escultores e arquitetos(1550), quem primeiro empregou o termo "renascimento" para designar a retomada do estilo clássico na pintura perlo pintor Giotlo (Séc. XIV), influenciando um novo estilo, que rompe com a arte gótica, característica do final do período medieval. O conceito de renascimento designando umperíodo histórico, intermediário entre o medieval e o moderno, e abrangendo os séculos XV a XVI origina-se, entretanto, da obra do historiador da arte suíço Jacob Burkhardt, A civilização do Renascimento na Itália (1860). Este conceito foi adotado por outros historiadores da arte como o inglês Walter Pater.
As histórias da filosofia tradicionalmente não reconheciam no Renascimento importância ouespecificidade do ponto de vista filosófico, sendo apenas um período de transição entre a Idade Média e a Modernidade. Atualmente, essa tendência tem mudado, o Renascimento tem sido visto como detentor de uma identidade própria, desenvolvendo uma concepção específica de filosofia e do estilo de filosofar que, se rompe em a escolástica medieval. Talvez o traço mais característico desse períodoseja o humanismo que chega inclusive a ter uma influência determinante no pensamento moderno.
O Renascimento, fie; à sua valorização dos clássicos foi buscar o lema do humanismo no filósofo grego da sofística, Protágoras, em seu célebre fragmento: "O homem é a medida de todas as coisas". Este lema marca de forma decisiva a ruptura com o período medieval, com sua visão fortemente hierárquica demundo, com sua arte voltada para o elemento sagrado e com sua filosofia a serviço da teologia e da problemática religiosa.
No período carolíngio, o humanismo renascentista retoma mais uma vez a herança greco-romana com base da nova identidade cultural que pretende construir. O filósofo que mais fortemente marcou os últimos séculos da escolástica, Aristoteles, sofre um certo grau de rejeição, dando-sepreferência a Platão, um Platão muito diferente do que encontramos no agostinismo, na mística neoplatônica e no Pseudo-Dionísio Areopagita. É o Platão poeta, estilista da língua grega, dialético, de grandes dons literários, que influência o humanismo renascentista. Platão certamente não foi um humanista no mesmo sentido de Protágoras, a quem aliás sempre criticou, mas no Renascimento ambos sãocolocados lado a lado e contribuem para a formação da perspectiva humanista. Ao passo que Aristoteles - associado à filosofia teológica da escolástica, às provas da existência de Deus, à lógica a serviço dos dogmas- entra em declínio.
O humanismo rompe assim com a visão teocêntrica e com a concepção filosófico-teológica medieval, valorizando o interesse pelo homem considerado em si mesmo.
Énesse contexto que o tema da dignitas hominis ("dignidade do homem") adquire um novo sentido, opondo-se ao tema medieval da miseria hominis ("a miséria do homem"), o ser caído, descendente de Adão, marcado pelo pecado original. Giannozzo Manetti foi autor de um dos primeiros tratados sobre A dignidade e excelência do homem. Nicolau de Cusa escreve em seu De conjecturis (1443): "O homem é um Deus nãoem um sentido absoluto, porque é homem, mas é um Deus humano." Essas obras, de caráter ética, valorizam a liberdade humana, vêem o homem como centro da Criação, e lhe atribuem uma dignidade natural, inerente à sua própria natureza enquanto ser humano.
É significativo que o Renascimento como movimento artístico e cultural tenha surgido no séc. XV na cidade de Florença, uma das mais ricas doEuropa. Florença era então uma república, administrada pelos seus notáveis, pelas ligas e corporações de ofício. Seus governantes, os chanceleres, eram homens cultos e pragmáticos, e foram eles que empreenderam o movimento de reconstrução da cidade e de busca de uma nova identidade. A grande arte renascentista é inicialmente a arquitetura, que realiza o projeto de reconstrução física da cidade. A...
tracking img