O hub e a política de saúde no df

Páginas: 6 (1295 palavras) Publicado: 16 de outubro de 2011
Kátia Cilene dos Santos Nascimento

O HUB E A POLÍTICA DE SAÚDE NO DF

Brasília
2009

O HUB E A POLÍTICA DE SAÚDE DO DF

O Hospital dos Servidores da União (HSU), como era chamado naquela época, foi inaugurado em fevereiro de 1972 pelo então Presidente da República, General Emílio Gastarrazu Médici, recebendo o nome de Hospital do Distrito Federal Presidente Médici (HDFPM).Em 1976, com a extinção do IPASE, o HDFPM passou a ser administrado pelo Instituto Nacional de Assistência Médica da Previdência Social (INAMPS) o que ampliou a clientela sem sem nenhum planejamento institucional, resultando em queda na qualidade de atendimento, redução na remuneração e desmotivação de seu corpo funcional, decorreram-se três anos complicados de funcionamento até que em dezembrode 1979 foi celebrado um convênio entre FUB e INAMPS, cujo objetivo declarado era promover a integração docente-assistencial, para a UnB o referido convênio veio resolver a falta de local para o treinamento de seus alunos e para o INAMPS resolvia a necessidade de ampliação da sua capacidade instalada sem custos com pagamento de pessoal.
Em 1987, no contexto de implantação do SistemaUnificado e Descentralizado de Saúde (SUDS), estratégia-ponte para a reorientação das políticas de saúde e para a reorganização dos serviços enquanto se desenvolviam os trabalhos da Constituinte, o HDFPM foi integrado à rede de serviços do DF por meio de novo convênio assinado pela UnB com quatro ministérios, passando a chamar-se Hospital Docente Assistencial (HDA) e reconhecido como o 38º HUbrasileiro.
O processo de implantação SUDS enfrentou muitas resistências políticas, algumas das quais dentro do próprio INAMPS, o que inviabilizou o cumprimento das metas do convênio. Em 1989, após um período de conflitos com a Associação dos Servidores do Hospital Presidente Médici (ASHPREM), iniciou-se campanha por um HU próprio da UnB. As atividades acadêmicas chegaram a ser paralisadas emprotesto contra os “convênios atrelados a conveniências políticas, divorciadas de interesses acadêmicos” , dizia um documento da época.
Iniciou-se uma campanha por um hospital próprio usando todos os meios de comunicação disponíveis, também foram colhidas cerca de 4.000 assinaturas com o objetivo de conseguir um hospital que servisse ao ensino e que estivesse inserido no sistema de saúdepública. Como nenhuma solução foi apresentada diante de todo o movimento e não se vislumbrava perspectivas favoráveis aconteceu uma paralisação. Contudo, após quatro meses de impasse os alunos começavam a ver suas resistências minadas pelo receio de perder o semestre, então movimento sofreu um racha e foi organizado no estacionamento do auditório dois candangos um “Hospital de Campanha”, cujoprincipal objetivo era provocar e pressionar as autoridades a resolver a situação.
Finalmente em 3/4/1990, em cerimônia no Palácio do Planalto, sede da Presidência da República, que contou com a presença do Reitor, Vice-Reitor, Diretor da Faculdade de Ciências da Saúde (FS) e Chefes de Departamentos, o hospital foi cedido pelo INAMPS à UnB, passando a denominar-se Hospital Universitário deBrasília (HUB), sem que tenha ocorrido, entretanto, cessão de pessoal nem dotação de fonte orçamentária.
No termo de cessão de uso, havia uma previsão de termos aditivos, “a serem celebrados nos próximos dias”, que regulamentariam o financiamento e o quadro de pessoal. Meses depois, o INAMPS foi extinto. Nos anos que se seguiram, a situação do HUB sofreu grave deterioração financeira, com aocorrência, inclusive, de crimes administrativos e demissão de servidores.
Em meados de 2000, assumiu a Direção do HUB pela primeira vez um professor do quadro da Faculdade de Medicina (FM), já separada da FS. Em abril de 2001, em avaliação feita pelo MS junto aos usuários do SUS, o HUB recebeu, numa escala de 0 a 10, nota (8,86) maior que a média nacional dos HU (8,5).
O HUB é uma...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • saude publica no df
  • Politicas de saude
  • AS POLÍTICAS DE SAÚDE
  • Politicas de Saude
  • Politicas de Saúde
  • Politicas em saúde
  • politica de saúde
  • Políticas de saúde

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!