O hospital

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (940 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO
Neste trabalho irá ser abordado o tema: hospital tal como: os tipos de hospitais, organograma de um hospital as finalidades dele e também o recurso humanos. Historicamente, os hospitaissurgiram como lugares de acolhida de doentes e peregrinos, durante a Idade Média. A denominação "Hotel-Dieu", que foi empregada para um conjunto de instituições francesas do sec. VII, já traz em si anoção de hospedagem e o caráter religioso que caracterizou a origem dessa instituição na Europa. Acredita-se que o 1º "Hotel-Dieu" foi fundado em Paris nos anos 651 ou 829.

1. Finalidades de umhospital
Hospital é uma instituição devidamente aparelhada em pessoal e material destinada ao diagnóstico e tratamento de pessoas que necessitam de assistência médica e cuidados de uma equipeultidisciplinar. Sounis (1993) conceitua hospital como sendo parte integrante de uma organização médico social cuja função é proporcionar à população assistência médica integral, curativa e retentiva sobqualquer regime de atendimento. Constituindo-se também como centro de educação, capacitação de recursos humanos e pesquisa científica.
1. Tipos de Hospitais
Os hospitais podem ser classificados pelotipo de serviços que prestam:
* Hospital Geral é o hospital destinado a atender pacientes portadores de doença de várias especialidades médicas. Podendo a ação ser limitada a um grupo etário(hospital infantil), a determinada camada da população (hospital militar, hospital previdenciário) ou a finalidade específica (hospital escola).
* Hospital Especializado é o hospital destinado,predominantemente, a atender pacientes necessitados da assistência de uma determinada especialidade médica sendo ela: ortopédica, oftalmológica, neurológica, cardiológica, terapia utensiva, ginecológica ouobstetrícia, oncologia, dentre várias outras que existem.
* Hospital de curta permanência é aquele onde a média de permanência de pacientes internados não ultrapassa 30 dias, enquanto que, o...
tracking img