O homem e o animal

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1015 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Faculdade Capixaba da Serra – Serravix
Robson Mendes Soares

Estudo dirigido de Filosofia
O homem, a cultura, trabalho, alienação e o conhecimento.

Serra
2012
1- 0 que significa: “O mundo do animal é um mundo sem conceito”.
R: O mundo do animal é um mundo sem conceito, pois elesdesde a história europeia são considerados como seres sem razão. O filósofo Aristóteles os considerava como seres inferiores. Por eles não possuírem o logos¹, o que nos diferencia deles, os animais não são capazes de expressar cognictivamente os fenômenos e nossa linguagem.
2-Como os autores relacionam tempo e linguagem.
R: Os seres humanos e os animais possuem formas distintas de estabelecertempo e linguagem, por mais que uma relação de cognição mútua possa se estabelecer, ainda assim existe uma limitação entre as espécies. Os seres humanos podem categorizar e estabelecer conceitos sobre o tempo com o uso da linguagem, Os animais só se estabelecem no tempo a partir do agora e no que seu instinto pede no momento.
3-Qual é o significado das histórias que relatam as transformações deseres humanos em animais?
R: A relação histórica que mantivemos com os animais, proporcionou muito medo e imaginação, Mitos e contos, que exerce uma tentativa de compreendê-los e responder questões sobre eles e também estabelecer os costumes, cultura e coerção social. A mitologia grega é riquíssima de grandes monstros, maldições, transmigrações da alma que foram essências para ele estabelecerem suacultura. Assim, desde as grandes civilizações até as pequenas, esse papel é assumido tendo ainda resquícios até hoje na nossa sociedade contemporânea.

1-O Logos (em grego λόγος, palavra), no grego, significava inicialmente a palavra escrita ou falada o Verbo. Mas a partir de filósofos gregos como Heraclito passou a ter um significado mais amplo. Logos passa a ser um conceito filosóficotraduzido como razão, tanto como a capacidade de racionalização individual ou como um princípio cósmico da Ordem e da Beleza.
4-Procure pelo menos 2 exemplos na literatura adulta e infantil (inclusive folclore) de histórias em que homens se transformam em animais ou vice e versa. Analise e explique esse significado.
R:O boto cor-de-rosa segundo a lenda, sai dos rios da amazonia nas noites de lua cheia,metade homem, metade boto, bonito, sempre de chapéu para esconder o furo na cabeça por onde respira e durante as festas juninas, galanteia as moças bonitas da comunidade e as engravida depois volta para o rio enquanto a moça volta para a comunidade grávida. Esta lenda foi criada para justificar a ocorrência de uma gravidez fora do casamentoe se mantém até os dias de hoje na cultura popular local echama-se de boto todo filho que a mãe não sabe quem é o pai.

5-Faça um quadro comparativo das características do instinto, da inteligência concreta e da inteligência abstrata.
CARACTERÍSTICAS DE INSTINTOS |
INTELIGÊNCIA CONCRETA | INTELIGÊNCIA ABSTRATA |
Macaco pegando a banana com a ajuda de um bambu. | Homem pega a banana e faz uma receita de bolo. |
Cachorro obedece efaz movimentos para ganhar carinho e alimento | O ser humano cria simbolos, signos, números para se comunicar |
O elefante faz malabares em um circo em troca de alimento | O homem cria um equipamento e o aperfeiçoa para um melhor desempenho |
O macaco toca instrumento musical | O homem cria os instrumentos e as notas musicais |
O bebê chora para anuciar que está com fome, com isso ganha oalimento | O homem mais crescido sabe que está com fome, prepara seu alimento |

6-Qual é a idéia comum nas diversas abordagens do conceitos de alienação?

7-Explique:”Pelo trabalho o homem se autoproduz”.
R: Ao definir o trabalho humano, assinalamos um binômio inseparável: o pensar e o agir. Toda ação humana procede do pensamento, e todo o pensamento é construido a partir da ação; Portanto...
tracking img