O homem e a sociedade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (487 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Psicologia Noturno
Claudia Maria dos Santos
Funcionalidade da Amigdala
Amígdala vem do grego e significa amêndoa, é um feixe em forma de amêndoa, de estruturas interligadas situado acima do troncocerebral, próximo à parte inferior do anel límbico. A amígdala faz parte do sistema límbico que é formado por um grupo de estruturas do cérebro, incluindo o hipotálamo, hipocampo, a amígdala ealgumas outras regiões. Há duas amígdalas, uma de cada lado do cérebro. Essa região do cérebro está relacionada às emoções, principalmente as negativas; importante com respeito à sua associação com a partecortical do cérebro ligada à decisão cognitiva ou da razão.
Estudos científicos revelam que a amígdala possui uma importante posição no campo emocional, ou seja, os sinais sensoriais do olho ou doouvido viajam para o tálamo, e depois – por uma única sinapse – para amígdala; um segundo sinal do tálamo é encaminhado para o neocórtex – nosso cérebro pensante. Fica explícito que a amígdala respondeantes do neocórtex ser informado. Enquanto a amígdala prepara uma reação ansiosa e impulsiva, e nem sempre a mais adequada, outra parte do cérebro emocional possibilita uma resposta mais reflexiva emesmo corretiva.
“A chave do amortecedor cerebral das ondas repentinas da amígdala parece localizar-se na outra ponta de um circuito principal do neocórtex, nos lobos pré-frontais, logo atrás datesta. O córtex pré-frontal parece agir quando alguém está assustado ou zangado, mas sufoca ou controla o sentimento para tratar com mais eficácia da situação imediata... Essa região neocortical do cérebrotraz uma resposta mais analítica ou adequada aos nossos impulsos emocionais, modulando a amígdala e outras áreas límbicas.” GOLEMAN, 1995, p. 38).
A resposta emocional direcionada pela amígdala émais rápida quando comparada a resposta neocortical.
Estudos feitos com portadores de uma disfunção nos núcleos/circuitos neurais relacionados à emoção, especificamente, com a amígdala, mostraram que...
tracking img