O homem e a sociedade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1882 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

Este trabalho tem por objetivo focar o aprendizado, fazendo com que o aluno se compreenda como sujeito construtor da realidade social, além de reconhecer essa etapa da educação básica como alicerce para a construção do conhecimento, bem como abordar sobre o homem enquanto sujeito em determinados momentos históricos.
Ademais destaca-se sobre o mito e cotidiano, ou seja,ações que os sujeitos realizam no dia a dia, no seu trabalho, na sua casa, na relação com os outros, e ainda reflete-se sobre a aquisição da linguagem podendo ter o auxilio do desenvolvimento dele mesmo e dos grupos nos quais se insere, sendo assim podendo ter melhor a visão da educação.
O modo como o homem produz seu meio de vida depende, antes de tudo, da natureza através dos meios devida já encontrados. Não se deve considerar tal modo de produção de um único ponto de vista. Trata-se, muito mais, de uma determinada forma de atividade do indivíduo, e sim determinada forma de manifestar sua vida. Portanto, os indivíduos são dependentes das condições de sua própria produção.
O homem se forma enquanto ser social, a partir de um processo histórico e que a sociedade não é apenaso meio ao qual o homem se submete para se adaptar por força das circunstâncias, mas, sim, aquele que tem criado o próprio ser humano.
Na relação do homem com a sociedade, o mesmo não é objeto passivo das influências e determinações sociais, mas, acima de tudo, o sujeito de sua criação, sendo ao mesmo tempo o produto da sociedade aquele que a produz. Embora o homem dependa das condições desua produção, ao mesmo tempo, ele não está à mercê das determinações da sociedade, uma vez que ele é o próprio criador dessa sociedade, ao longo de um processo histórico.

DESENVOLVIMENTO

O homem em determinados momentos vai se constituindo enquanto sujeito, ele constrói o mundo e a história, ele próprio é um processo em formação, e de sua evolução espiritual depende a social. A suarealidade concreta, palpável, é a individualidade. Antes de ser operário ou burguês, desta ou daquela raça, tribo, ou nação, independente das crenças que professe, o homem é pessoa. Possui um valor absoluto. As suas relações primordiais são as de pessoa, as de mãe, pais e filhos, de irmãos, de semelhantes para semelhantes.
As pessoas são sempre as mesmas, com características próprias como onome ou traços digitais, como nos folguedos, nas escolas, nas igrejas, ou onde quer que seja as crianças são apenas crianças. A sua evolução se dá apenas pelas experiências de vida com a predominância de sentimentos de amor sobre os demais.
O homem pode adotar ou descartar conceitos ou preconceitos de classe, raça ou religião, menos deixar de ser ele mesmo com tendências boas ou ainda más.Há algo incondicionado em seu espírito: a necessidade de amor, a inclinação pelo conhecimento, pelo prazer estético, o desejo de proteção, o sentimento de solidariedade e de aprovação social, a sensibilidade ao insulto, o temor, a alegria ou o pensar.
A capacidade humana, por excelência, é a capacidade moral, linha mestra de sua ação e de sua conduta, fundamento de sua responsabilidade, desua ética, de seu direito, de sua estética, de sua história. A essência do homem é o espírito, e se este é iluminado por amor a obscurecer a cólera e o medo, eis então o grande homem, por mais humilde que seja guiando a humanidade.
Pois bem, quando falamos em mito, pensamos na origem das coisas; quando falamos em cotidiano, pensamos na atualidade de que se revestem essas coisas. Noentanto, para entendermos, algumas vezes, expressões utilizadas pelo povo é preciso conhecer as narrativas que nos contam a origem do mundo onde habitamos. Assim, modernamente, podemos dizer que o mito sobrevive em calendários, na liturgia, em cerimônias oficiais, preso aos rituais que comandam tais ocorrências, nas sociedades avançadas em que o homem, curvado sob o peso do tecnicismo e da barbárie...
tracking img