O homem e seu papel no mundo - antropologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (382 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Curso: Engenharia de Produção
Disciplina: Antropologia, Ética E Cultura

O Homem e Seu Papel no Mundo

O homem no decorrer da história passou por diversos pensamentos próprios, levando emconsideração a sua cultura e época, ele passa por problemas de consciência, existência e adaptação a sociedade.
Na idade média o homem vivia em uma sociedade teocrática, onde a segurança estava emDeus. Na idade moderna ele se torna antropocrático, ou seja, ele torna-se o centro da sociedade, é na modernidade que surge o Racionalismo, reduzindo o homem a um ser pensante, esquecendo que é um sertotal e concreto. No Pós-Modernidade o homem passa por uma auto experiência, agora ele não encontra mais nenhuma segurança que dê sentido para sua existência.
O homem esta em sua unidade e totalidade,alem dele existem outras pessoas, com suas culturas, sotaques, religião.... além disto ele vive junto a outros milhares de seres, vivendo em um planeta entre muitos outros, em uma galáxia entremuitas outras que um dia poderá não existir, mas no que se baseia a vida do homem hoje?
Na atualidade em uma sociedade neoliberal, em um sistema capitalista o homem esquece de si mesmo e começa a viverdesenfreadamente a um mundo materialista e consumista, ou seja, o “ter” passa a ser a chave principal para o homem ser considerado pela sociedade, dessa forma o homem vale pelo que produz e consome.Hoje, o homem vive em uma competição, sendo individualista ( o sucesso individual esta acima de qualquer outro). O ser humano , de maneira geral, não costuma perceber-se , conhecer-se e valorizar-se.Esse é um ponto obscuro quando falamos em relacionamento, sendo ele individualista. O homem esteve e está diante de uma situação não muito confortável para sua vida e para o entendimento da suaexistência.
O Homem existe para ter essência, para ser um ser pensante, ter objetivos e fé, ter conhecimento e entendimento, se auto valorizar-se. O Home é adaptável e pode e deve existir para fazer a...
tracking img