O homem : um ser sociocultural

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (309 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Serviço Social – Sociologia
O HOMEM: UM SER SOCIOCULTURAL
*Izabele Morais, Joelda Sousa, Maria José de Jesus, Marizelia Machado.
*1º Período Vespertino

Desde o período do “homem dascavernas” existiu a necessidade do homem interagir com a coletividade, para poder sobreviver na “selva da vida”, estabelecendo o processo fundamental para o surgimento da vida social e cultural. E acada inverno que passavam juntos percebiam a sua evolução, ficavam mais fortes e sábios, adaptando-se até chegar ao homem do século XXI. Pois inserido numa determinada comunidade e cultura, da qualresulta o seu comportamento, o indivíduo poderá ser compreendido enquanto a interação com os grupos a que pertence, sendo capaz de influenciar e transformar o seu mundo à sua volta, assim formandosua própria personalidade e visão do mundo.
Com o processo de socialização (que ocorre logo após o nascimento), o ser humano absorve os elementos socioculturais que lhe permitem absorver,evoluindo na sua maneira de ser e de estar. Esse processo de socialização integra, portanto, padrões de cultura, ou seja, normas sociais que equivalem a modelos de comportamento socialmente aceitos ou/epreestabelecidos por um grupo específico de indivíduos, em que o indivíduo é incumbido de respeitar e obedecer. Entretanto, na media que o influenciam a personalidade do indivíduo em particular,o impedem, em parte, de construir a sua própria identidade. Assim, tornando-se num sujeito conformado com o mundo em que vive, aceitando tudo aquilo que lhe é dado ou imposto.
A cultura que temoshoje não existiria se não houvesse essa integração mútua, esse compartilhamento de conhecimento dos primórdios entre si. Conseqüentemente, ninguém é capaz de viver isoladamente, na medida em queo tempo passa vemos que é necessário viver em grupo, já diziam os grandes filósofos e intelectuais de tempos passados que só reforçam o que o texto nos diz. Somos, indubitavelmente, seres...
tracking img