O homem que calculava

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (307 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Resenha: O homem que calculava.
Autor: Malba Tahan (heterônimo do professor matemático Julio César de Mello e Souza).
O autor narra as aventuras e proezas matemáticas do calculistapersa Beremiz Samir em Bagdá no século XIII.

Beremiz Samir- O homem que calculava nasceu na pequena aldeia de Khói, na Pérsia, pastoreava um grande rebanho de ovelhas ás quais contavamvárias vezes ao dia, adquirindo assim tal habilidade em contar. Contente com seu desempenho seu amo o enviou para uma de suas plantações de tâmaras e o encarregou dirigir a venda dosfrutos. Contente com os lucros que obteve ao longo de 10 anos o patrão concedeu-lhe quatro meses de descanso. Durante a viagem de férias Beremiz conheceu o árabe Hank Tadi-Maiá o Bagdáli,que ficou impressionado com a fantástica habilidade que o jovem possuía em calcular, e o convidou para irem juntos á Bagdá.
No decorrer da viagem Beremiz se distraia com cálculos,deixando Bagdáli cada vez mais impressionado, sugerindo ao mesmo que ganhasse dinheiro com tal proeza. Ao longo da viagem Beremiz solucionava os problemas que surgiam pelo caminho, comgrande talento colocou em pratica as suas habilidades de exímio algebrista.
Passou a receber gratificações pelos problemas solucionados, destaca-se entre eles o caso dos 35 camelos, a somadas parcelas da dívida, do quatro quatros, as perolas da filha do Rajá, as escravas de olhos pretos e azuis.
No decorrer da narrativa Beremiz é testado por Califa e respondebrilhantemente todos as provas e como recompensa pede a mão de talassin em casamento.
Por fim o livro é de leitura agradável e envolvente, o leitor vai conhecer também um pouco da cultura Islã, anarrativa nos passa uma visão natural da matemática que por vezes passa despercebida, mas está inserida nas mais diversas situações do dia a dia.

Acadêmico: Walter Cabral Soares.
tracking img