O homem na lua

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (398 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A marca da pegada humana em solo lunar”

No auge da guerra fria, protagonizada pelas duas grandes potências mundiais da época, EUA e URSS. O mundo sofreu uma ameaça até então desconhecida pelaespécie humana, “ A ameaça nuclear”. Este facto teve como consequência, e com o objectivo de superar, uma à outra, aquilo que será a grande Odisseia do homem moderno, “ A era espacial ”.
Quando em 20 deJulho de 1969, a missão Apolo 11, consegue o grande feito de levar o homem até a Lua, o astronauta Neil Armstrong proferiu, para milhões de espectadores que assistiam em directo através de seustelevisores, a celebre frase “ Um pequeno passo para o homem mas um enorme salto para a humanidade…”, pela primeira vez o homem pisa o solo lunar. Deste acto surge o que para mim representa a mais grandiosaescultura realizada pelo homem, “ A marca da pegada humana em solo lunar” realizada por Buzz Aldrian. Apesar de ter sido depositada uma placa onde se lê “Aqui os homens do planeta Terra pisaram pelaprimeira vez a Lua. Julho de 1969. Viemos em paz, em nome de toda a Humanidade” como também a bandeira dos Estados Unidos, mas é a marca produzida pelas botas de Buzz Aldrian que ficará para semprecomo símbolo deste feito.
Decerto que essa minha escolha suscitará uma discussão quanto a legitimidade de considerá-la como escultura e sua consequente classificação como objecto de arte.
Sem querercriar polemica, no meu entender, apesar de ela ter sido produzida sem a pretensão de fazer arte, ainda assim foi realizada por um homem, que teve a intenção de produzir algo sobre uma matéria naturalatravés das suas botas.
Portanto foi realizada voluntariamente, dotada de grande significado, tem forma e foi produzida pelo mais simples dos materiais. Sem dúvida consegue comunicar ao observadortudo aquilo que ela representa, através de uma simplicidade formal.
A minha escolha, apesar de divergir do conceito clássico de escultura, recai sobre essa obra, que para mim representa um dos...
tracking img